quarta-feira, 10 de agosto de 2016

25 Curiosidades chilenas/santiaguinas

Olar.

A gente sabe que cada país possui sua particularidade, sua "pegadinha" por assim dizer, certo? Por isso hoje resolvi listar algumas curiosidades que mais me chamaram a atenção nesses quase três anos que morei no Chile.
Ahn, importante dizer: fiz essa separação Chile - Santiago, porque como os próprios chilenos dizem: Chile no es Santiago (algo como Chile não é somente Santiago). E eles tem razão, né? Imagina resumir o Brasil todo aos paulistas, mineiros ou aos nortistas?

Enfim, vamos lá!

1- Cadê o gelo da minha Coca-Cola?
Gente, é uma coisa muito bizarra. Você entra em QUALQUER restaurante/bar/whatever e pede um refrigerante. Vai pedir gelo no copo? Esquece! Eles não tem o costume de beber NADA com gelo. Se eles colocarem gelo, vai ser tipo duas pedrinhas mequetrefes que vão derreter antes mesmo do copo chegar na sua mesa.
Aliás, eles tem muito o costume de beber coisas a temperatura ambiente e isso é algo que me irrita profundamente.

2- Cerveja trincando de gelada, sdds
Relacionado ao tópico anterior, a cerveja lá nunca vem TRINCANDO de gelada. Nunca. Ever. Jamais. Pô, sendo brasileira, gosto daquele copo que até vem suadinho, sabe?

3- E os ralos?
Cara, isso é um negócio MUITO estranho. Em NENHUMA casa/apartamento tem ralo. Sabe aquelas faxinas de dar baldada de água, lavar com sabão e tal? Não dá, porque a água simplesmente não tem pra onde escoar.

4- Abacate em TU-DO
Foi lá no Chile que aprendi a gostar de abacate, mas só porque lá eles comem com sal. Acho absolutamente nojenta a ideia de comer com açúcar, mas enfim. Só que lá eles extrapolam e colocam o abacate em absolutamente tudo. Inclusive no sushi. EU curto, mas quem não gosta pode até sentir uma certa dificuldade em "fugir".

5- O Térreo não existe
Pois é. No começo eu demorei pra me acostumar, sempre que entrava no elevador ficava procurando o botão T. Acontece que lá no Chile, o térreo é chamado de 1. E o que seria o segundo andar pra nós, pra eles é o primeiro e assim vai... posso falar? Até hoje me confundo um pouquinho.

6- Água com gás x água sem gás
É uma besteira, mas aqui a gente tá acostumado a: tampa vermelha = água com gás e tampa azul, sem. Lá é ao contrário, hahahaha. E eu, que detesto água com gás, sofri na marra até aprender.

7- Água de torneira é OK
Pode beber a água da torneira do Chile, porque é limpa e não tem problema nenhum. Aliás, acho que justamente por isso nesse tempo que morei lá não vi nenhuma casa com bebedouro; as pessoas se servem da torneira e vamo que vamo

8- Frio x Calor
Demorei pra acostumar também, mas lá é extremamente normal as sorveterias estarem cheias ATÉ NO INVERNO. E no calor, eles tomam a cazuela bendebowie. Minha ex sogra dizia que tomar coisas quentes no verão e frias no inverno ajuda a regular a temperatura do corpo. Nunca comprei essa história.

9- Once
Os chilenos tem um costume muito deles que é a "once". Não sei se comentei aqui uma vez, mas é tão típico que tem até documentário a respeito. Os chilenos dificilmente jantam, eles tomam "la once", ou seria como a hora do chá, um lanche, enfim. E o que eles comem? Marraqueta com avocado, bolo e chá.

(Pausa: pensando melhor aqui, acho que farei mais pra frente um post mais detalhado sobre a once chilena. Que acham?)

10- Pode entrar sem problemas
Sabe quando você vai num banco aqui no Brasil e precisa praticamente tirar a roupa antes de entrar, porque a porcaria da porta fica apitando ao menor sinal de metais? Pois então, os chilenos não passam por esse nervoso simplesmente porque os bancos não tem portas giratórias :D

11- Cadê as motos?
Cara, pra quem é de São Paulo é bem estranho estar numa capital e quase não ver motos e/ou motoboys.

12- Banheira em casa?
Sim, é muito comum os apartamentos e casas chilenas terem banheira no lugar de box. Você pode até achar: uau, que legal, dá pra relaxar. Mas na real, as banheiras são bem pequenas e incômodas. A maioria não tem porta de vidro, só cortinas e sempreee faz a maior lambança depois do banho.

13- Sumiu o tanque de lavar roupa?
Pois é. Acho que comentei aqui também, mas os apartamentos raramente possuem uma área de serviço. Tanquinho pra esfregar a roupa? Nem pensar. Faz falta, viu?

14- Roupa na praia sim
Também já comentei aqui, mas dificilmente você encontrará pessoas de biquini ou sunga na praia. Os motivos podem ser vários: as praias são geladas, venta muito, sentem vergonha, os chilenos são mais retraídos, etc etc etc.

15- Terremoto? Fica de boa e toma uma cerveja
Sim, sabemos que o Chile tem abalos sísmicos constantes, mas a calma que eles tem diante uma situação assim é absurda! É muito auto controle, sério mesmo. Mesmo em terremotos, como o de 2010 por exemplo, amigos meus me contavam que eles só estavam preocupados em salvar as cervejas que tomavam na hora do acontecimento, hahahaha

16- As férias de verão mais longas do mundo
Se em Julho eles tem tipo, duas semanas de férias, no final do ano eles ficam TRÊS meses de boa só curtindo. As aulas voltam só lá por Março

17- Zero clima natalino
Isso era algo que me incomodava muito quando morava em Santiago. Aqui em São Paulo chega novembro e a cidade já tá começando a ficar enfeitada e tal. Lá não. Não tem NADA, nem um papai noel, nem um laço vermelho, nada! As decorações ficam limitadas somente aos shoppings.

18- A festa não tem hora pra acabar
Nossa, isso era motivo de brigas entre eu e meu ex namorado. Esses rolês caseiros com os amigos começavam tipo 4 da tarde e iam até 5 ou 6 da manhã, sério. Quando você acha que vai acabar porque terminou a cerveja, adivinha? Eles vão lá e compram MAIS bebida pra poder continuar. 100 limites.
Aliás, os chilenos bebem pra caramba, viu?

19- Armazéns, muitos armazéns
Uma característica muito forte de Santiago e acho que até de outras cidades chilenas é a presença de mercadinhos, armazéns, negócios de família, sabe? Existem os supermercados, claro, mas no dia a dia as pessoas vão muito nesses mini mercados.

20- Gorjeta pro empacotador do supermercado
Lá ainda não tem nenhuma lei que proíba o uso de sacolas plásticas e menos ainda os supermercados cobram por isso. Por isso, quando você passa suas compras na esteira, do outro lado já tem uma pessoa se encarregando de colocar tudo dentro das 'bolsas plásticas'. No final, você PRECISA dar uma gorjeta pra essa pessoa. Não é explicitamente obrigatório mas é de muito bom tom. Até porque, essas pessoas não recebem nenhum salário-base, somente as 'propinas' das pessoas. Em datas comemorativas como as fiestas pátrias e natal, costuma-se dar um pouco mais, tipo $1.000CLP, $2.000CLP.
Se você não tiver nenhum dinheiro com você, seja educado e recuse o serviço da pessoa. Diga que não tem nada pra dar. O empacotador vai decidir se quer te ajudar ou não.

As gorjetas também valem pros restaurantes. Alguns discriminam na conta os 10% (não obrigatório). Outros não, mas fica subentendido que você deve deixar algo a mais. Não necessariamente 10%, mas um troquinho extra. Fique atento pra não fazer feio.

21- Sdds calefação
Também outro detalhe que já comentei aqui, mas relembrando: não existe calefação central nas casas, pelo menos em Santiago. Ou se existe, não funciona direito, porque no inverno fica tudo UM GELO, até mesmo dentro de ambientes fechados. Amigos meus europeus me disseram que sentem mais frio morando em Santiago do que, sei lá, na Noruega.
Ahn: e casas que ficam EM Santiago são proibidas de terem lareira, por causa da poluição. Somente bairros mais afastados do centro ou outros municípios podem.

22- Posso só beber?
Existem alguns lugares em Santiago em que você só pode tomar alguma coisa alcoólica se pedir algo pra comer junto. Isso porque a patente que possuem é de restaurante e, por lei, são proibidos de vender somente bebida alcoólica. Antes de sentar em algum bar e já pedir uma taça de vinho, verifique antes.

23- Churrascaria rodízio? Self service?
Comer carne no esquema rodízio esquece, não tem. Digo, tem... a 'carne a la espada'. Mas não é nem de perto como aqui.
Existem alguns restaurantes self service, mas a maioria é tipo "come a vontade, preço fixo".
Ahn: e a base da dieta chilena é batata e pão. Difícil pra quem vive de dieta.

24- Não, você não pode beber na rua
E nem adianta querer pagar de espertão/malandrão tentando dar cambau na lei, ok? Respeite o país que está visitando e evite problemas (e vergonha) :)

25- Conheça os carabineros chilenos
E por último: a polícia do Chile é praticamente incorruptível. Quem tenta "molhar a mão" de um deles, vai preso mesmo e pronto.

Ufa!
Acho que por hoje é só, pessoas.

Qualquer dúvida, já sabem: fuimorarnochile@gmail.com

Até a próxima :)