segunda-feira, 29 de maio de 2017

Mini vacaciones em Santiago parte 1: Introdução

Cara, eu tô muito, MUITO atrasada em fazer essas postagens, mas vamos lá.

No final do ano passado eu fui mandada embora da agência que estava trabalhando e só ia começar em outro lugar dia 9/01. O que pra mim foi ideal, já que pude ir pra Santiago passar o Ano Novo. Eu já tinha planejado passar uns 15 dias lá no comecinho desse ano, então no fim só tive que dar uma adiantada nos planos.

Meu visto é o definitivo. Mas não posso ficar mais de um ano sem entrar no país usando minha identidade, caso contrário eu perco ele. E como não quero perdê-lo AINDA (afinal, nunca se sabe), precisava ir pro Chile até Janeiro/2017.

Comprei minhas passagens e fiquei 11 dias lá fazendo balada quase todos os dias, reencontrando meus amigos, conhecendo novos lugares de Santiago, comendo muita palta con marraqueta, completos, ceviche, bebendo muita Austral, enfim... pela primeira vez em 4 anos fui a Santiago como turista e não como moradora.

Ainda fiquei hospedada no Andes Hostel de graça. Foi uma experiência incrível estar lá como hóspede e não funcionária. Descer as escadas pro café da manhã e dar de cara com todos os meus colegas de trabalho que se transformaram em grandes amigos. Compartilhar com as camareiras, sempre tão queridas...

Fiz alguns passeios diferentes dessa vez e irei compartilhá-los com vocês, então fiquem de olho.

Espero que gostem e nos vemos na próxima postagem :)

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Sky Costanera: Santiago vista de cima

No meu último dia em Santiago, conheci um lugar que tava bem afim mas ainda não tinha rolado a oportunidade. Subir até o 63º andar do Shopping Costanera Center e ver a capital chilena de lá de cima. Foi meio que uma despedida, mas o passeio é bem legal e vale muito a pena.

Eu tava com mais 3 amigas minhas e antes de subirmos, paramos num café que fica do lado do shopping pra comer alguma coisa. Não lembro mais o nome do lugar, acho que ele fica próximo ao Starbucks. Na real entramos ali mais pra se despedir mesmo, dar aquela choradinha básica e... :(

Uma das minhas amigas foi trabalhar, então subimos eu e mais duas. Fiquei meio perdida porque o mirador inaugurou não faz nem um ano, mas a entrada faz pelo térreo (ou no Chile, o primeiro andar). Pagamos a entrada ($5.000CLP, ou seja, R$25,00) e nos avisaram que o elevador naquele dia iria ~só~ até o 62º andar, porque no último estavam gravando o Master Chef kids. Ok, que diferença ia fazer, né?

Enfim, tomamos o elevador, tudo muito moderno e bonito e chegamos lá em cima.
Bom, acho que as fotos podem falar por si só:






Infelizmente, quando eu fui, o céu tava bem poluído, coisa típica do verão santiaguino, já que lá não chove. Mas imagino que ter essa vista no inverno deve ser incrível. Como chove, dá aquela limpada no ar e a cordilheira fica nevada...

O legal do mirador é que ele é 360º e em cada "área" tem uma placa explicando sobre a comuna de Santiago que você está observando. No fim das contas, a cidade tem uma estrutura bem fácil de se entender...
Não lembro se eles limitam o tempo de visita lá em cima, acho que não. Digo isso porque na Torre do Banespa acho que é 10, 15 minutos, não tenho certeza. Mas eu e as minhas amigas perdemos uns bons 40 mins, quase uma hora lá em cima. Vendo com atenção, lendo as explicações...
A Torre do Costanera é a mais alta da América Latina, então é garantia de uma vista incrível!

Mas a melhor parte estava por vir, hehehe. Como boa consumidora de realities shows que sou, eu acompanhei as duas primeiras temporadas de Master Chef Chile e amava o programa, especialmente o chefe Yann Yvin, um francês que se fazia de marrento mas era um fofo, com o seu sotaque misturado francês com espanhol chileno, hahaha. E justo quando estávamos quase indo embora, ele apareceu, tirou fotos com umas crianças e lá fui eu toda tímida pedir um abraço <3
Ele foi um fofo, contei que era brasileira e morava no Chile fazia quase 3 anos, mas que infelizmente precisava voltar, que amava Santiago etc etc etc... e ele não guardou elogios pro nosso país, falando que o Brasil era incrível e a nossa culinária também.

Enfim, foi o desfecho de uma linda jornada chilena :)



O site do Sky Costanera é esse aqui e lá você pode programar sua visita, ver os horários de funcionamento, preços e etc.
Passeio altamente recomendável.

Beijos e até a próxima :)

quarta-feira, 3 de maio de 2017

3/05/2012: Quando tudo mudou...

Sim, eu sei. Sumi, não dei mais as caras, demorei meses pra responder os e-mails. Honestamente, não estou aqui pra fazer mea culpa nem nada a respeito. Pretendo (veja bem, pre-ten-do) ser mais assídua por aqui, até porque passei o ano novo em Santiago e tenho coisas pra contar. Mas também não prometo nada, hahaha.

Mas hoje, 3/05/2017, o Facebook me lembrou que faz 5 anos que pus os pés em território chileno pela primeira vez. E sempre que chega essa data me dá um certo saudosismo, uma vontade de escrever, desabafar, sei lá...

Me lembro de estar na janela do avião olhando a paisagem e aguardando ansiosamente pela Cordilheira dos Andes. E quando o avião passou por cima dela - que estava levemente salpicada pela neve - me emocionei. Fiquei com os olhos marejados e um monte de coisa me passou pela cabeça. O que eu ia encontrar lá? Como ia me virar sozinha num país desconhecido? O que ia dar certo? O que ia dar errado?

Mas o que eu nunca imaginei foi que eu iria me apaixonar perdidamente - e tão rapidamente - pelo país, pela cidade, pelo hostel, pelas pessoas, por um cara.

Desde o começo eu gostei de Santiago. Achei a cidade linda, organizada, fácil de andar. Estava feliz e ansiosa quando cheguei no hostel. Eram minhas primeiras férias em anos. Banquei tudo do meu bolso, sem pedir ajuda pra pai e mãe, então claro que tinha um gostinho especial.

Me lembro da sensação de chegar lá com o coração aberto, com vontade de descobrir, explorar. Acho que foi isso que contribuiu para que eu tivesse a melhor experiência da minha vida. Pelo menos até agora...

Hoje, depois de mais de um ano após ter voltado pro Brasil, posso dizer que o Chile me transformou. Me fez amadurecer, crescer, me conhecer. Me fez ver que eu sou muito mais forte e determinada do que eu jamais pudesse imaginar.

Tenho amigos que ficaram lá só fisicamente, porque na real eles estão no meu coração, todos os dias. Pessoas que eu nunca imaginei que ficariam ao meu lado quando meu namoro terminou. Pessoas que eu achei que jamais fosse chamar de amiga. Fiz meu próprio círculo de amizades e conheci gente de outras partes do mundo, o que enriqueceu ainda mais essa experiência.

Não desisti do Chile. Algumas pessoas podem pensar: larga o osso, desencana, vai viver em outro país melhor que lá. Mas eu não desisti, não quero desistir, não vou desistir.

Ainda vou voltar, vou tirar minha cidadania, vou morar em Santiago novamente. Essa cidade que, com tão pouco, me conquistou pro resto da vida...

"Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la marcha de mis pies cansados
Con ellos anduve ciudades y charcos
Playas y desiertos, montañas y llanos
Y la casa tuya, tu calle y tu patio"