segunda-feira, 6 de julho de 2015

Mami Poderosa em Santiago: A Saga - Episódio 5 Bairro Paris Londres e Londres 38

Caraca, to MUITO atrasada com os posts, mas a verdade é que eu ando com um pouco de preguica de atualizar, hahaha.

Enfim, sem delongas vamos continuar com o penúltimo capítulo da saga da minha mae aqui em Santiago. Aliás, já vai fazer duas semanas que ela foi embora :(

Bom, foco Ana Clara. Continuando...
Aqui em Santiago tem um bairro lindinho que chama Paris - Londres. Na verdade sao duas ruas, mas é a coisa mais fofa que tem. Parece mesmo que voce tá na Europa, porque sao ruas antigas, com construcoes antigas, uns cafés com mesinha na calcada, enfim... eu recomendo MUITO quem vem a Santiago dar uma voltinha por lá, é encantador. Fica ao lado da igreja de San Francisco - que também vale o passeio - e como referencia pra chegar até a igreja, a avenida Libertador Bernanrdo O Higgins, ou a Alameda, como eles chamam aqui.












Pois bem, aí nesse bairro gracinha fica um prédio chamado Londres 38.
O Londres 38 é o equivalente ao DEOPS/DOI CODI do nosso querido Brasil. Ou seja, os presos políticos eram levados até lá e eram torturados e até mortos. Estima-se que foram desaparecidos/mortos 96 pessoas ali. É um dos poucos, senao o único, prédios relacionados aos anos de ditadura que nao destruíram.
A entrada é grátis, voce pode contribuir no final da sua visita com a quantia de dinheiro que achar justa. Além de passear pelos comodos da antiga casa, no dia que fomos com a minha mae, também tinha uma exposicao de cartazes (afiches) usados nos protestos de hoje em dia, mas sempre com referencia aos anos de governo Pinochet. Uma outra sala, estava rolando animacoes com bases nos depoimentos de pessoas que viveram os anos de terror da ditadura chilena.
Além disso, também sempre há palestras, work shops, enfim... o que era antes um centro de tortura, hoje virou uma espécie de espaco cultural, mas sem nunca deixar de lado a ferida da ditadura. O interessante é que o prédio nao foi reformado, entao voce consegue sentir a vibe pesada do lugar...
Acho que as fotos vao poder falar por mim






















Pesado, né?
Pra quem curte história, eu recomendo muito conhecer o Londres 38. Aqui em Santiago também tem o Museu da Memória e da resistencia, que também trata da ditadura, mas eu ainda nao tive a oportunidade de conhece-lo. Com certeza irei e claro que farei um post sobre ele aqui.
O site do Londres 39 é esse aqui e voce pode ler um pouco mais a respeito. Está tudo em espanhol, mas dá pra entender se fizer um esforcinho, rsrs.

Minha dica depois desse passeio? Tomar um café e comer um bolinho num dos cafés que ficam ali na redondeza, pra passar a bad vibe, porque olha...

Próximo post é o último da saga, fomos visitar uma vinícola, he he he.

Nenhum comentário:

Postar um comentário