terça-feira, 4 de agosto de 2015

Santa Lucía: um passeio depois da chuva

Como eu comentei no post anterior, Santiago tinha ficado 60 dias sem chuva. Foi um negócio bem desesperador, porque né? O ar tava nojento. Minha sorte é que eu não tenho e nunca tive problemas respiratórios, mas quem sofre com asma, bronquite, essas coisas, com certeza deve ter sentido os efeitos.

Duas (ou três?) semanas atrás, FINALMENTE choveu. O resultado disso foi uma limpada no ar e a cordilheira nevada. E cada vez que a cordilheira enche de neve, eu sempre corro pro Cerro Santa Lucía dar uma voltinha, tirar fotos e pagar de turista.

Qualquer guia turístico com certeza vai mencionar o Santa Lucía como um dos pontos principais de Santiago. E sim, eu recomendo.
Aqui em Santiago existem dois cerros bem famosos: o San Cristobal e o Santa Lucía. Um dia farei um post a parte do San Cristobal, mas adianto rapidamente sobre ele. O San Cristobal é bem maior que o Santa Lucía, tem um parque metropolitano, piscinas num dos topos, um zoológico e a maioria das pessoas sobem de funicular. A vista de Santiago que se tem de lá de cima é linda, mas eu pessoalmente prefiro o Santa Lucía.

O cerro Santa Lucía se encontra bem no centro da cidade e é menor que o Cristobal. Se sobe a pé e não é tão alto quanto o outro, mas vale muito a pena. Tem um jardim japonês, vários miradores no meio do caminho (antes de chegar ao cume principal), uma 'fonte', uma capelinha e o castillo Hidalgo, o qual eu nunca entrei.

UM POUCO DE HISTÓRIA:
O cerro Santa Lucía é um marco da capital chilena. Foi de lá do alto que Pedro de Valdívia fundou Santiago, isso no dia 12/02/1541. O nome original, no entanto, é Welén, que na lingua mapuche (os índios do sul do Chile), significa dor ou tristeza.

Acho que já escrevi demais, melhor ilustrar com fotos um pouco do Cerro Santa Lucía
















Repararam no copo do mote con huesillos? No dia que subi o Santa Lucía tava aquele típico dia de inverno, sol e um vento bem frio, mas eu não resisto a um mote geladinho, hehehe.
No Santa Lucía existem várias barraquinhas que vendem água, batata frita e claro, o mote con huesillos.

Já deu pra ter uma ideia do quão bonita é Santiago vista de cima, né? O Santa Lucía é tão lindo e tão cheio de árvores que nem parece que você tá no meio da cidade.

Post da série RECOMENDO PRA VISITAR.

Até a próxima :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário