Como prometido, aqui a segunda parte do post sobre hospedagem em Santiago.
Mudei o título em relação a primeira parte do post, porque aqui não estou dando dicas de lugares pra ficar em Santiago e sim na hora que você for fazer a sua reserva.
Quero falar sobre algumas coisas pra vocês não darem com a cara na porta quando chegarem lá. Parece coisa idiota, mas muita gente não se liga nesses detalhes e acaba tendo problemas. E como trabalhei nessa área, acho que posso ajudar.
Quero deixar claro que não sou formada em hotelaria. As dicas aqui foram com base na minha experiência enquanto trabalhei nessa área, ok?
1- Prefira sempre fazer a reserva do seu hotel/hostel/apart hotel diretamente com a empresa. Fica mais fácil de conseguir desconto. Viu uma promoção no Booking.com, Decolar.com, Expedia etc? Antes de fazer a reserva, ligue ou mande e-mail direto pro hotel. Diga que viu no site um desconto e pergunte se eles podem respeitar esse valor. Pro hotel é interessante fazer a reserva diretamente com o passageiro, porque assim evita-se o pagamento de comissão pros sites.
2- Leia BEM as entrelinhas na hora de fechar reserva por algum site, especialmente o Booking.com. Onde eu trabalhava dizia que oferecíamos estacionamento, mas que estava sujeito a disponibilidade. Muitos passageiros chegavam lá de carro achando que podiam estacionar e ficavam putos da vida quando dizíamos que não tinha mais vagas disponíveis. Amigo, no contrato está escrito SUJEITO A DISPONIBILIDADE.
3- Reservas reembolsáveis e não reembolsáveis. Isso já gerou muitos problemas pra mim pelo simples fato que eu já comentei acima: AS PESSOAS NÃO LÊEM O CONTRATO ANTES DE FECHAR A RESERVA.
Quando você faz uma reserva pelo Booking.com, você dá o seu cartão de crédito, certo? No caso de optar por uma REEMBOLSÁVEL, o cartão é apenas para GARANTIR a sua reserva. Nada vai ser cobrado e o pagamento da estadia é feito no momento da chegada ao hotel (ou no check out, depende do estabelecimento). E você ainda pode cancelá-la de maneira gratuita até dois dias antes da sua chegada. E caso você não faça esse cancelamento, é cobrado somente o valor da primeira noite.
Agora, se você opta por uma reserva NÃO REEMBOLSÁVEL, a história é outra: o valor TOTAL da estadia é cobrado antecipadamente no seu cartão. Você fez a reserva não reembolsável HOJE, logo o hotel cobrará HOJE de você o valor total. Se o seu cartão não tiver crédito, o hotel vai pedir outro cartão e outro e outro até passar. E se não passar, eles tem o direito de cancelar sua reserva sem direito a reembolso. E você NÃO PODE CANCELAR uma reserva não reembolsável.
Claro que você pode entrar em contato direto com o lugar, mas a política das non refundable reservations é essa.
Acho muito importante esse tópico porque já tive que cancelar reservas não reembolsáveis em cima da hora porque o hotel estava sobrevendido e precisávamos dar prioridade pras reservas que já estavam pagas e/ou eram reembolsáveis. Daí a pessoa não recebeu o email com o aviso de cancelamento, chegaram no hotel e deram com a cara na porta porque não tinha mais quarto. Ficaram putos, reclamaram, xingaram, mas so sorry. A política é essa.
4- Preste atenção na hora de fazer a reserva e nos horários de check in e check out. É idiota, mas já aconteceu de uma família de argentinos reservarem com data de saída pra, sei lá, dia 10/06 e eles acharem que podem sair as seis da tarde.
No geral, o horário de check in é A PARTIR das 14:00pm e o check out é OBRIGATORIAMENTE ao meio dia. Quando aconteceu isso dos argentinos, demorou pra eles entenderem que se a reserva tinha data de saída dia 10, então eles tinham que desocupar o quarto até meio-dia. Depois que se tocaram que tinham errado, eles ficaram mega sem graça, porque já tinham gritado e dado escândalo.
NÃO SEJA ESSA PESSOA, tá?
Se você precisa de um early check in ou um late check out, AVISE COM ANTECEDÊNCIA. Não chega lá as 6 da manhã achando que já vai poder entrar no quarto. SE o hotel tiver disponibilidade, capaz deles deixarem você entrar antes e talvez seja preciso pagar uma taxa extra por isso, mas de novo: tudo depende do estabelecimento.
5- Hostel geralmente NÃO TEM ELEVADOR, tá? Já cansei de ver cara feia de passageiro (principalmente brasileiro) que chega lá com mala de rodinha e 200 outras bagagens e pergunta: tem elevador? Não, não tem. E você vai ter que subir as escadas com suas coisas, porque também não tem carregador de mala. Por isso é importante pesquisar muito bem antes o lugar que você vai se hospedar.
6- Se você vai se hospedar num hostel, tome cuidado com os seus pertences. Sempre tem câmeras de segurança e tal, mas infelizmente tem ladrãozinho em qualquer lugar. O recepcionista está lá fazendo o trabalho dele de olho no que acontece, mas nem sempre é possível pegar alguém no flagra. Em lugares muito turísticos é muito comum, infelizmente, acontecer esses pequenos furtos. Por isso, se você estiver na recepção, não largue o celular/câmera/mochila/whatever em qualquer lugar. O estabelecimento não se responsabiliza por perdas. Eles podem te ajudar chamando a polícia e te orientando o que fazer no caso de acontecer alguma coisa, mas não vão te ressarcir.
Em todos os hostels tem lockers nos quartos. Guarde suas coisas lá fechadas com cadeado. Pra que dar sopa pro azar se você pode evitar essas coisas?
7- Tem alguma dúvida? Pergunta? Questionamento? Medo? Não hesite em mandar e-mail ou se preciso for, LIGUE pro lugar. Os recepcionistas estão lá pra te ajudar em TUDO que você precisar. Vá com tudo bem explicadinho e assim você evita problemas e dores de cabeça. E pode curtir sua viagem numa boa, numa nice.
Tem alguma coisa que você queira perguntar?
Me manda um email: fuimorarnochile@gmail.com
Beijos e até a próxima.
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