quarta-feira, 27 de maio de 2015

O Que Tem Pra Comer no Chile? Parte 1

(vou dividir esse assunto em dois posts pra nao ficar muito extenso e cansativo de ler, ok?)

O post de hoje é pra falar sobre aquilo que eu mais amo: COMIDA!

Acho que uma das coisas mais legais de viajar, é poder experimentar algum prato típico do lugar. Coisa mais sem graça chegar num país diferente e... comer num Mc Donalds. Mesmo que eles tenham lanches diferentes em cada país.
Abre a cabeça e bora experimentar o que o Chile tem de típico pra te oferecer. Vem comigo!

EMPANADAS: um clássico. Qualquer restaurante chileno em São Paulo vai oferecer empanadas no cardápio. Elas podem ser fritas ou assadas e os recheios são os mais variados: queijo, carne e queijo, champignon e queijo, camarão queijo, napolitana e a empanada de pino, que nada mais é um recheio de carne, cebola, ovo, azeitona e uva passa. É uma das minhas favoritas e acho que a mais tradicional.
Na minha opinião, o melhor lugar pra se comer empanadas é numa cidadezinha (inha mesmo) que fica há 45 minutos de Santiago, chamada Pomaire. Falarei dela num post separado, mas lá eles vendem EMPANADAS DE QUILO. Sério, só de escrever disso caiu uma baba no canto direito da minha boca.




COMPLETO: se você tem algum(a) amigo(a) que veio pro Chile, com certeza te falaram sobre o tal do 'cachorro quente com abacate'.
Antes de torcer o nariz, saiba que aqui eles comem o abacate SALGADO. Não só como guacamole não, eles amassam o abacate, jogam sal e comem direto no pão. E, acreditem em mim, é uma delícia!!! Não sei porque o brasileiro come abacate doce, com açúcar, com leite, EW. Sério gente, experimentem o abacate na comida e a vida de vocês vai mudar.
O completo (ou italiano, tanto faz o nome) é: pão de hot dog, salsicha, tomate picado em quadradinhos, cebola, maionese, catchup e abacate. Não necessariamente nessa ordem. Em algumas lanchonetes você pode acrescentar outros ingredientes como queijo, chucrute, etc.
Sabe o purê de batata que nós paulistas usamos como reboco no cachorro quente? Então, o abacate tem essa mesma função.
É algo ultra típico chileno e uma opção barata, se você não quer gastar grana comendo em restaurante caro.



CHORRILLANA: imagina um prato com: batata frita, salsicha, ovo, cebola e carne tudo junto e misturado. Imaginou? Então, isso é a chorrillana. Um prato altamente calórico, porém ideal se você está com um grupo de amigos tomando uma breja e quer beliscar alguma coisa.
Eu particularmente não sou muito fã, mas de veeez em quando com uma Austral geladinha, é a melhor pedida.



CAZUELA: a primeira vez que eu provei cazuela foi voltando de um passeio em San Pedro. Pedi a de cazuela de pollo (frango) e amei! Se parece muito com a nossa canja de galinha, mas na cazuela o frango vai inteiro (geralmente uma coxa) com uma mini espiga de milho, batata, cenoura e abóbora. Temperam com coentro e pronto. Isso quentinho num dia de inverno é uma delícia. Minha ex sogra fazia uma cazuela de comer rezando, isso é uma das (poucas) coisas que eu sinto falta da época que eu namorava, hahahaa.
Além da cazuela de pollo, também tem a de vacuno (carne de vaca) e chancho (carne de porco). Devo dizer que nunca experimentei, porque a minha favorita sempre foi a de frango.




PEBRE: o pebre é muuuito parecido com o nosso vinagrete. Leva tomate, cebola, alho, azeite, coentro (eles usam coentro em TUDO aqui), vinagre e um tempero chamado ají, que eu odeio porque é muito picante. A versão sem ají se chama chancho en piedra. É muito comum o pebre como entrada em alguns restaurantes, acompanhado de pão. Ou pra comer com sopaipillas. Ou na comida mesmo.



SOPAIPILLAS: já que eu comentei delas lá em cima, vamos explicar do que se trata. As sopaipillas nada mais sao que uns discos de massa com farinha e ovos que eles fritam e vendem na rua, pra comer com o pebre, o chancho en piedra, maionese ou qualquer outro molho. Existe também a versao doce da sopaipilla, se chama sopaipilla pasada. Essas sao feitas com um negócio chamado chancaca, cravo, limao. Minha versao favorita das sopaipillas? A doce, hehehe




Ficou com água na boca?
Espera entao até a segunda parte desse post, hohohoho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário