Depois de ter saído da casa do meu ex, eu tinha um problema a resolver: vou viver AONDE? Casa de amigos? Nem pensar. Alugar um apartamento? Vontade nao faltava, mas ainda nao estava totalmente segura em relaçao a grana. Ir pra uma república? Seria ideal, mas depois do fim do relacionamento eu virei mae solteira de um cocker, entao precisava ir pra um lugar onde aceitassem meu filho. Foi quando alguns amigos me disseram: aluga um quarto.
Ok, boa ideia. Primeiro passo: entrar nesse grupo do Facebook aqui: Roomate and flat finder. É um grupo fechado (ou seja, voce precisa ser convidado por algum membro) onde gringos e chilenos postam anúncios de aluguel de quartos em apartamentos ou casas. Tem dos mais variados preços, dos mais variados lugares, gente da Europa, da América do Sul, da Améria do Norte, América Central, enfim... é tipo uma Torre de Babel dos aluguéis. Entao já fica aí a primeira dica: se voce está pensando em vir pra Santiago por alguns meses, ou indefinidamente, aí é um ótimo lugar pra achar moradia. Os preços variam muito e a maioria deles já incluem tudo: aluguel, condomínio (aqui, chamado de gastos comunes), internet, agua quente, luz e etc.
Depois de entrar no grupo e fazer contato com algumas pessoas, apenas uma aceitou o fato de eu ter um animal de estimaçao. Era um quarto cujo valor eu podia pagar, num apartamento DO LADO do meu trabalho, melhor impossível. Meu plano era simples: fico aí até Setembro (me mudei em Abril) e nesse meio tempo procuro um trampo que me paguem mais, pra poder alugar um apartamento sozinha.
Algumas pessoas tem boas experiencias quando dividem um apartamento, eu na real nao tive. Tirando toda aquela bad vibe de ter terminado um relacionamento, o cara com quem eu divida era um mala! Reclamava que eu nao socializava com ele e começou a achar ruim que eu estivesse com o meu cachorro lá.
Menos mal foi só um mes, porque bem nessa época uma amigona minha estava indo pra Suécia por 3 meses e me deixou o ape dela. Fiquei na sua casa até agosto quando finalmente consegui alugar um apartamento.
Agora voce me pergunta: Ana, como foi alugar um ape aí?
Vamos lá, antes de mais nada, voce PRECISA ter o visto temporário e a identidade chilena. Falarei sobre como tirar os documentos em outro post, mas eles vao pedir a identidade. E a identidade voce só tira com o visto. Além disso, vao pedir também contrato de trabalho definitivo, seus 3 últimos holerites (liquidaciones de sueldo), um comprovante de DICOM (é como se fosse um SPC/Serasa) e que voce tenha uma renda que seja, sei lá, 3x maior que do valor do aluguel. Quem determina esse valor é a corretora, entao varia muito. E se voce nao tiver essa renda que eles pedem - o que foi o meu caso - voce precisa de um fiador (aval). Uma grande amiga minha me ajudou e topou ser minha fiadora, e podem passar anos que eu jamais saberei como agradece-la por isso.
Depois, voce manda todos esses papéis pra corretora e eles vao analisar. Se forem aprovados, te chamam pra assinar o contrato no cartório, e nesse dia voce precisa pagar o primeiro mes de aluguel, o mes de garantia e a comissao da corretora. Ou seja, vá preparando o bolso, ok?
Claro que se voce tiver muuuuuuuuita sorte, pode achar um ape incrível, por um preco ótimo e alugar diretamente com o dono do imóvel. E aí nao vai precisar de toda essa burocracia. Mas já adianto, é muito difícil voce encontrar um apartamento e alugar sem todos esses tramites.
Aqui em Santiago tem muita oferta de aluguel de apartamentos e voce pode encontrar em sites como o Yapo.cl, GoPlaceit ou como eu mesma fiz: abri o jornal de Domingo na sessao CLASSIFICADOS e fui marcando os que me interessavam. Foi aí que encontrei o meu.
Santiago está lotada de apartamentos para alugar ou vender, mas adianto: morar no centro é BEM caro. Aliás, Santiago é uma cidade cara, mas isso é assunto pra outro post. Entao, se voce ainda pensa em vir pra cá, comece a colocar as coisas na ponta do lápis.
ONDE MORAR EM SANTIAGO: o centro de Santiago (bairros Bellas Artes, Lastarria, Paris - Londres), Bella Vista (no coracao da boemia santiaguina), bairro Brasil (bairro antigo e histórico, lindo, com gente jovem), Providencia, Ñuñoa e se voce for milionário, Las Condes, HAHAHAHA.
Meu apartamento é um de dois ambientes (cozinha americana), uma varanda com uma vista linda, e meu quarto é uma suíte. Nao é imenso, e pra ser sincera, até gostaria viver num lugar um pouco maior. Mas é o que posso pagar no momento e pra quem mora sozinho(a), está ótimo.
Vou deixar umas fotos de quando me mudei pra que voces possam ter uma ideia de como é um apartamento aqui em Santiago (sim, eles sao mais ou menos parecidos entre eles).
No próximo post vou contar um pouco sobre como pedir o visto temporário, quanto tempo demora, os documentos que precisa e etc.
Tem alguma dúvida? Sugestao?
Me manda um e-mail pra fuimorarnochile@gmail.com
Até mais :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário