quarta-feira, 20 de maio de 2015

Morando em Santiago parte 2: tirando o visto

O post de hoje, como o título já adianta, tem o intuito de ajudar você que está pensando em se mudar pro Chile e não sabe como começar com os papéis e talz.

Uma coisa que é preciso saber: não é necessário passaporte pra viajar pro Chile. Mas se sua intenção é ficar por aqui, voce tem que tê-lo pra poder solicitar seu visto. 
Outra coisa importante: quando se viaja pro Chile, ainda no avião as comissárias de bordo vão te perguntar: estrangeiro ou chileno? Se for estrangeiro, elas vão te dar um papel para preencher. NAO PERCA ESSE PAPEL!!! É o papel de imigração e você precisa dele quando for sair do país, ou então tem que pagar uma multa. Eu falo isso porque trabalho em hotel e sempre chega alguém aqui (especialmente brasileiros) falando que achava que nao era importante e tinha jogado no lixo. NAO SEJA JECA, guarde esse papel até o final da sua viagem e evite problemas.

Ok, voltando ao ponto principal: você decidiu vir pro Chile, mas não sabe por quanto tempo. Saiba que a partir do momento que você entra no país, pode ficar aqui como turista por 3 meses. Passado esse tempo, é necessário renovar o visto de turista e não sei como é o trâmite porque nunca o fiz. Então imagina o seguinte: voce vem pra ficar 6 meses e não vale a pena toda a trabalheira de pedir o visto. O que dá pra fazer é: quando estiver pra vencer os 3 meses, corre pra Mendoza (cidade argentina que fica há somente 6 horas de viagem), passa um fim de semana e volta pro Chile com um visto ¨novo¨ de turista por mais 3 meses. Tenho dois amigos meus da Alemanha que fizeram isso. Chegaram em Outubro e só iam embora em Março e não queriam passar por toda a burocracia do visto temporário. A viagem pra Mendoza não é cara e ainda rola de conhecer um pouco da Argentina, olha que legal!
Lembrando: em teoria, nenhum lugar deveria te dar emprego se você tem só o visto de turista. Claro que sempre há um hostel ou um restaurante que precise de gente na faxina, na recepção, pra lavar prato. Nao é o emprego dos sonhos, mas dá pra levantar uma graninha pra se manter - sem luxos - enquanto fica por aqui.

Porém, se a sua intenção é vir e ficar de vez, alugar apartamento, ter conta em banco, o negócio já é um pouco mais complicado. O primeiro passo é entrar na página da Extrajería (deixarei todos os links no final do post) e dar entrada no ¨visto temporário sujeito a contrato de trabalho¨. É só entrar no site, juntar os documentos que eles pedem e enviar por Correio.

A espera é de mais ou menos 2 ou 3 meses, dependendo de muitos fatores. Eu lembro que entrei com o pedido em Setembro e só em Novembro foi aprovado. Eu tive que ir um dia cedinho até o escritório da Extranjería perguntar sobre meu visto, pois estava demorando muito. Minha surpresa foi quando a mocinha disse que já tinha sido aprovado, pegou meu passaporte e estampou o visto. O certo seria eles terem enviado a resposta no endereço que se informa quando preenche as fichas. Mas comigo nunca aconteceu.



Uma curiosidade quando eu fui estampar o visto: a extranjería estava muito lotada, como sempre. Muitos haitianos, bolivianos, peruanos, colombianos. A mocinha chama seu número, você entrega seu passaporte e eles levam pra uma salinha pra estampar o visto, e depois ela volta chamando por nome. Quando eu me aproximei do balcão de atendimento, olharam meu passaporte e falaram: ahn, Brasil. PÁ, estampou o visto. Assim de fácil.

Voltando: depois de estampar o visto, é hora de mandar fazer sua identidade chilena. E essa sim demorou pra caramba. Eu mandei fazer assim que me deram o visto - novembro - e só ficou pronto em JANEIRO. E com data de vencimento pra Novembro do ano seguinte. Ou seja, o visto tem duração de 1 ano, mas sua identidade não. Mancada.

Pra pedir a sua identidade chilena, precisa se dirigir até um escritório do Registro Civil. Seria o equivalente ao Poupa Tempo de São Paulo, só que MUITO mais lotado, MUITO mais desorganizado, MUITO mais demorado. Juro, deu SAUDADE do Poupa Tempo.
Primeiro que você chega e precisa enfrentar uma fila IMENSA pra entrar. Eles só abrem as OITO da manhã e não tem serviço pra agendar hora pra atendimento. Quando te atendem, vão tirar uma foto tua 3x4 computadorizada, pegam sua digital, sua assinatura e um papel que serve pra retirar seu documento.

Enfim, toda essa espera e burocracia vale a pena, porque não existe uma sensação melhor que a saber que você vive num país de forma legal, pode trabalhar sem medo de imigração e ver que está pouco a pouco conquistando seu espaço num país estrangeiro :-)



Bonita a identidade chilena, né? Melhor que o RG brasileiro, aquele pedaço de papelzinho feito a mão, plastificado com sua digital a base da tinta, aff.. hahaha

Vou deixar aqui os links pra quem quer mais informações, ok?

Página da Extranjería do Chile
Tipos de residência sujeita a contrato de trabalho (aqui você encontra todos os tipos de vistos. É bom dar uma lida pra saber qual é o adequado a você e quais os requisitos pedidos)
Vistos para turistas
Permanência definitiva
Página do registro civil chileno 
PDI: Polícia de Investigaciones (é como a Polícia Federal, quando se dá entrada nos documentos, é preciso pedir alguns papéis na PDI)

Eu estou em trâmite pra pedir o visto definitivo, então vou deixar pra falar sobre isso em outro post, quando estiver tudo aprovado, hehehe.

Tem alguma dúvida? Sugestão? Me manda um e-mail
fuimorarnochile@gmail.com

Até o/

Um comentário: