Na quinta, 17/09, o hostel onde eu trabalho (chama Andes Hostel e é o lugar mais legal de Santiago, pra ficar, hehehe) fez tipo uma fonda. Já expliquei aqui o que é uma fonda, tao lembrados? A ideia da festa aqui no hostel era a interacao de todos os funcionários da empresa e os passageiros do hostel. Vendemos choripanes, anticuchos, empanadas, terremotos, cervejas e outras bebidas alcoólicas, muita cueca, salsa, merengue e a noite veio uma banda de rockabilly se apresentar e animar ainda mais a festa. Foi muuuito divertido, mas eu fui embora cedo, já que no dia seguinte tinha que vir trabalhar bem cedinho.
No dia 18/09 nao fiz nada. Trabalhei, almocei perto do hostel e voltei pra casa pra descansar, ver filme, ficar com o meu cachorro e economizar grana, hahaha. Uma dica importante: dia 18 e 19/09 sao feriados que eles chamam de irrenunciáveis. Ou seja, está TUDO fechado. Shopping, comércio, casas de cambio e inclusive bares e restaurantes. Quem abre está passível de uma multa bem salgadinha, inclusive. Os únicos lugares que talvez abram sao os negócios que sao administrados pelo próprio dono. Aí ele decide se vai querer abrir ou nao. Entao acontece muito da galera que chega aqui bem no meio do feriado, nao se planejou direito e fica perdido sem saber o que fazer. Se planeje direitinho, ok? Aproveite que a cidade está vazia e vá bater perna pelo centro, vá em alguma fonda ou simplesmente descanse. E tente já trazer seu dinheiro trocado, pra nao chegar aqui e dar com a cara na porta.
Sábado eu nao trabalhei, entao aproveite de fazer uma coisa que ainda nao tinha feito: ir a uma fonda. Essa é minha terceira fiestas pátrias e nunca tinha ido em nenhuma. Por vários motivos: o primeiro ano eu estava sozinha (meu ex ficou trabalhando em Calama) e eu tinha acabado de chegar ao Chile, nao queria me arriscar. Além disso, sempre me diziam que era muito lotado (odeio multidoes), caro e perigoso, entao resolvi nao ir. Ano passado nao fui de preguica e/ou falta de planejamento mesmo.
Como esse ano uma amiga minha da faculdade veio pra Santiago e ficamos de nos encontrar, entao nada melhor que fazer algo bem típico!
A escolhida foi a Fonda do Parque Padre Hurtado. Como comentei anteriormente, nessa época do ano há milhares de fondas por toda Santiago, voce só precisa escolher a que tem mais a sua cara e voilá.
Minha primeira dica é: vá as fondas de metro e onibus. Foi o que fiz e foi muito tranquilo. De carro vai ser um estresse pra estacionar, pra chegar, vai ter que pagar pros flanelinhas cuidarem do carro e ainda por cima voce nao vai poder beber, Entao, que graca tem né? Pro Parque Hurtado eu peguei o metro Santa Isabel, na linha 5 verde, fiz baldeacao na estacao Baquedano (linha 1 vermelha) e de Baquedano fiz outra baldeacao até Tobalaba, linha Azul. De Tobalaba, desci na estacao Francisco Bilbao e daí peguei um onibus que me deixou NA PORTA do parque.
Se prepare bem antes de ir a uma fonda. Leve dinheiro vivo com voce. Em algumas aceitam cartao, mas nem todas. E nem todas também contam com caixa eletronico. Tenha dinheiro pra ir e voltar. Os onibus nao aceitam dinheiro, somente a tarjeta Bip. É como se fosse um bilhete único. Dá pra comprar em qualquer estacao do metro, só chegar nas boleterías (onde vendem os bilhetes de viagem)e pedir uma tarjeta Bip com o valor que voce quer carregar.
Existe também a possibilidade de ir de táxi. Eu nao fui porque sabia que o Parque Padre Hurtado era longe e uma corrida ia me sair uns $10.000CLP ou mais. Agora se voce estiver com mais gente pra dividir, talvez valha a pena.
Chegando no parque, comprei o ingresso ($5.000CLP) e entrei de boa, sem fila nem nada. Encontrei com a minha amiga logo na entrada e fomos pra onde ela estava com o namorado e uns outros amigos. Andando pelo parque, reparei que haviam muitos jogos para criancas, poneis, cavalos, uma arena para rodeio (ODEIO ODEIO ODEIO) e que gracas a Deus nao estava tendo nada e MUITAS barracas de comidas e bebidas típicas. Cheiro de carne na churrasqueira onde quer que eu fosse. Muitos postos policiais e inclusive da PDI.
Tinha fila sim em quase todas as barracas, mas indo a um evento desse porte tem que ir preparado psicologicamente pra saber que vai ter fila sim. Melhor encarar tudo com bom humor do que ficar estressado.
Minha sorte foi que o pessoal tinha conseguido uma mesa num espaco fechado, como se fosse uma praca de alimentacao. Entao a mocinha vinha tirar nosso pedido. E nossa mesa estava perto da arena onde se fazia apresentacos de dancas típicas e corridas de cavalo.
Cheguei AZUL DE FOME e pedi logo de cara um anticucho, um choripan e uma empanada de queijo. E claro, um terremoto, he he he ;-)
Juro que isso foi o suficiente pra que eu nao comesse mais nada O DIA INTEIRO. O anticucho é imenso, estava tudo muito delicioso. E sobre o lance de terem me falado que as fondas sao caras, sim, é verdade. A conta total da mesa foi de quase $60.000CLP, mas a minha parte deu uns $12.000CLP. Enfim, como já disse, vá preparado e com uma graninha sobrando.
Fiquei na fonda até umas 21:30 e quis ir embora cedo pra nao ter problema em pegar onibus e metro lotados. E até porque, nao tem muito o que fazer numa fonda a nao ser comer comer e comer. Peguei carona até uma estacao de metro e rapidinho cheguei em casa.
No final das contas, alguns amigos vieram pro meu apartamento e ficamos bebendo até as seis da manha. Só homem, hahahaha.
As sete resolvemos ir até a La Vega tomar uma sopa chamada ajiaco pra recarregar as energias e passar a ressaca, HAHAHAHAHA.
Terminei indo deitar as nove da manha do Domingo e claro que nao tive mais CONDICOES de continuar comemorando as fiestas pátrias.
Foi tudo muito legal e a experiencia de fazer algo diferente (a fonda e tomar sopa as 7 da manha no mercado) foi ótimo.
Ano que vem tem mais :)
Ana, estou adorando acompanhar este teu blog. Muito legal, cheio de dicas bem detalhadas. Será meu guia na próxima! Bjs
ResponderExcluir