Bom, e passada a ressaca das fiestas pátrias, vamos falar um pouco sobre coisa séria.
Acho que todo mundo viu o que rolou semana passada. Um terremoto de 8.3 (se eu nao me engano) arrasou com boa parte do norte do Chile. Aqui em Santiago, a gente sentiu 7.9 e o estrago foi mínimo. O problema mesmo foi no epicentro e nas cidades costeiras, onde rolou tsunami e as pessoas tiveram que evacuar suas casas.
Eu moro no 15 andar, mas na hora do temblor forte estava no trabalho com meus companheiros e meus chefes. Na maior calma, abri a porta do hostel e disse que se quisessem podiam sair, mas que ia passar logo. De madrugada houveram réplicas, e eu estava dormindo e senti bem forte.
O lance é o seguinte: o Chile é um país que treme, entao nao há nada que a gente possa fazer senao manter a calma e seguir algumas instrucoes básicas. E pensando nisso, o post de hoje é sobre isso: o que fazer em caso de terremoto?
Antes de mais nada, é importante deixar a casa meio que preparada. Assim como alguns norte americanos que vivem em cidades que sofrem com tornados tem aquele porao, a mesma coisa acontece quando voce mora numa cidade passível de terremotos. Entao: parafusar bem as prateleiras e os móveis pesados, evitar deixar móveis perto das portas, deixar a(s) saída(s) desobistruídas, nao colocar a cama perto da janela. Ter em consideracao: tomar cuidado com os vidros e janelas, elevadores.
É importante também ter um kit de emergencia sempre a mao, contendo: lanterna, rádio de pilha, pilhas extras, kit de primeiros socorros, estoque de água, medicamentos necessários e comida enlatada para 2 ou 3 dias.
Aconteceu um temblor, o que fazer? Antes de qualquer coisa, MANTER A CALMA. Geralmente os abalos sísmicos tem pouca duracao e nao é necessário evacuar nem nada. Morando em Santiago, já me acostumei a de vez em quando sentir a terra tremer um pouco. Se desesperar nao leva a nada e pode ser pior, entao respire fundo e espere passar. Se nao passar e os movimentos ficarem mais fortes, hora de ficar alerta, provavelmente o abalo sísmico virou um terremoto.
O que fazer? CONTINUE MANTENDO A CALMA. Sério, se desesperar só vai piorar a sua situacao.
Se voce estiver em casa, abra imediatamente a porta do seu apartamento, a possibilidade de voce ficar trancado é grande, entao evite.
- Fique longe das janelas e de preferencia, deixe-as fechadas. Parece absurdo, mas dependendo do movimento, voce pode até mesmo ser lancado pra fora! Afaste-se também de objetos que possam cair e fique debaixo de móveis que sejam sólidos, tipo uma mesa, ou cama. Debaixo do batente das portas também é um bom lugar para se proteger. Cuidado com os vidros e espelhos e proteja a cabeca e os olhos com as maos.
- NAO USE OS ELEVADORES! Em todos os prédios aqui do Chile há um aviso de: en caso de sismos, no utilizar los ascensores.
Se voce estiver na rua, a recomendacao é ficar longe de prédios altos, postes de eletricidade, árvores ou qualquer coisa que possa cair em cima de voce. Tente sempre ficar em algum lugar descampado.
Passou o terremoto, mas voce precisa saber que a possibilidade de vir réplicas é muito grande. Tanto que até hoje, passada quase uma semana do terremoto, ainda estamos sentindo réplicas. E dizem que talves as sintamos por pelo menos um ano mais.
Continue mantendo a calma e corte a eletrecidade e gás. Nao acenda fósforos isqueiros e evacue seu apartamento PELA ESCADA. Com muita calma. Se tem bichinho de estimacao em casa, leve-o com voce.
Em tempos como esse, onde a possibilidade de ter outro terremoto forte aqui em Santiago, o que estou fazendo é, antes de dormir, deixar uma roupa e tenis separados, em caso de evacuacao. Importante isso também, usar sapatos adequados, nada de sair com salto alto, sapatilha ou chinelos.
E EM CASO DE TSUNAMI?
Bom, eu nao moro perto da praia, mas pelos vídeos que observei no jornal depois do que rolou, soa um alarme e uma voz dizendo para evacuar as casas e dirigir-se aos cerros. Tudo com muita calma, obviamente. Nada de ser idiota de querer observar a onda de perto, ok? Depois morre e a família acha que é falta de sorte.
Em cidades de praia aqui do Chile, existem várias placas indicando áreas de evacuacao em caso de tsunami, como essa aqui:
No mais, se conformar e, novamente, MANTER A CALMA. Nada de pensar que é o fim do mundo, apocalipse, sei lá o que. Sao fenomenos naturais (assim como chuva, vulcoes em erupcao, tornados) e nao há nada que possamos fazer. Gracas a algum ser superior, o Chile está preparado para isso, portanto é muito difícil que as casas ou prédios caiam, a nao ser que sejam MUITO velhos.
Mas nao deixe de vir visitar o Chile por isso. É um país maravilhoso, mas que também tem seus problemas, assim como Brasil tem chuvas devastadoras.
Espero ter ajudado com esse post :-)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGrato...estou indo pro chile ágora no verano... Vou para conhecer e se me acostumar até morar. Obrigado pelas dicas
ResponderExcluir