terça-feira, 22 de setembro de 2015

Terremoto no Chile: o que fazer?

Bom, e passada a ressaca das fiestas pátrias, vamos falar um pouco sobre coisa séria.
Acho que todo mundo viu o que rolou semana passada. Um terremoto de 8.3 (se eu nao me engano) arrasou com boa parte do norte do Chile. Aqui em Santiago, a gente sentiu 7.9 e o estrago foi mínimo. O problema mesmo foi no epicentro e nas cidades costeiras, onde rolou tsunami e as pessoas tiveram que evacuar suas casas.
Eu moro no 15 andar, mas na hora do temblor forte estava no trabalho com meus companheiros e meus chefes. Na maior calma, abri a porta do hostel e disse que se quisessem podiam sair, mas que ia passar logo. De madrugada houveram réplicas, e eu estava dormindo e senti bem forte.
O lance é o seguinte: o Chile é um país que treme, entao nao há nada que a gente possa fazer senao manter a calma e seguir algumas instrucoes básicas. E pensando nisso, o post de hoje é sobre isso: o que fazer em caso de terremoto?

Antes de mais nada, é importante deixar a casa meio que preparada. Assim como alguns norte americanos que vivem em cidades que sofrem com tornados tem aquele porao, a mesma coisa acontece quando voce mora numa cidade passível de terremotos. Entao: parafusar bem as prateleiras e os móveis pesados, evitar deixar móveis perto das portas, deixar a(s) saída(s) desobistruídas, nao colocar a cama perto da janela. Ter em consideracao: tomar cuidado com os vidros e janelas, elevadores.
É importante também ter um kit de emergencia sempre a mao, contendo: lanterna, rádio de pilha, pilhas extras, kit de primeiros socorros, estoque de água, medicamentos necessários e comida enlatada para 2 ou 3 dias.

Aconteceu um temblor, o que fazer? Antes de qualquer coisa, MANTER A CALMA. Geralmente os abalos sísmicos tem pouca duracao e nao é necessário evacuar nem nada. Morando em Santiago, já me acostumei a de vez em quando sentir a terra tremer um pouco. Se desesperar nao leva a nada e pode ser pior, entao respire fundo e espere passar. Se nao passar e os movimentos ficarem mais fortes, hora de ficar alerta, provavelmente o abalo sísmico virou um terremoto.
O que fazer? CONTINUE MANTENDO A CALMA. Sério, se desesperar só vai piorar a sua situacao.
Se voce estiver em casa, abra imediatamente a porta do seu apartamento, a possibilidade de voce ficar trancado é grande, entao evite.
- Fique longe das janelas e de preferencia, deixe-as fechadas. Parece absurdo, mas dependendo do movimento, voce pode até mesmo ser lancado pra fora! Afaste-se também de objetos que possam cair e fique debaixo de móveis que sejam sólidos, tipo uma mesa, ou cama. Debaixo do batente das portas também é um bom lugar para se proteger. Cuidado com os vidros e espelhos e proteja a cabeca e os olhos com as maos.
- NAO USE OS ELEVADORES! Em todos os prédios aqui do Chile há um aviso de: en caso de sismos, no utilizar los ascensores.

Se voce estiver na rua, a recomendacao é ficar longe de prédios altos, postes de eletricidade, árvores ou qualquer coisa que possa cair em cima de voce. Tente sempre ficar em algum lugar descampado.


Passou o terremoto, mas voce precisa saber que a possibilidade de vir réplicas é muito grande. Tanto que até hoje, passada quase uma semana do terremoto, ainda estamos sentindo réplicas. E dizem que talves as sintamos por pelo menos um ano mais.
Continue mantendo a calma e corte a eletrecidade e gás. Nao acenda fósforos isqueiros e evacue seu apartamento PELA ESCADA. Com muita calma. Se tem bichinho de estimacao em casa, leve-o com voce.

Em tempos como esse, onde a possibilidade de ter outro terremoto forte aqui em Santiago, o que estou fazendo é, antes de dormir, deixar uma roupa e tenis separados, em caso de evacuacao. Importante isso também, usar sapatos adequados, nada de sair com salto alto, sapatilha ou chinelos.

E EM CASO DE TSUNAMI?
Bom, eu nao moro perto da praia, mas pelos vídeos que observei no jornal depois do que rolou, soa um alarme e uma voz dizendo para evacuar as casas e dirigir-se aos cerros. Tudo com muita calma, obviamente. Nada de ser idiota de querer observar a onda de perto, ok? Depois morre e a família acha que é falta de sorte.
Em cidades de praia aqui do Chile, existem várias placas indicando áreas de evacuacao em caso de tsunami, como essa aqui:




No mais, se conformar e, novamente, MANTER A CALMA. Nada de pensar que é o fim do mundo, apocalipse, sei lá o que. Sao fenomenos naturais (assim como chuva, vulcoes em erupcao, tornados) e nao há nada que possamos fazer. Gracas a algum ser superior, o Chile está preparado para isso, portanto é muito difícil que as casas ou prédios caiam, a nao ser que sejam MUITO velhos.

Mas nao deixe de vir visitar o Chile por isso. É um país maravilhoso, mas que também tem seus problemas, assim como Brasil tem chuvas devastadoras.

Espero ter ajudado com esse post :-)



sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O mes de Setembro e o seu significado para os chilenos - Parte 2

Como prometido, no post de hoje vou falar um pouco sobre o significado do dia 18/09 pros chilenos e o que eles celebram nessa data.

No dia 18 de setembro se comemora o aniversário da primeira junta nacional de governo, em 1810. Esse evento marcou o precedente para que Chile, entao colonia espanhola, iniciara seu caminho até a liberdade.
Antes desse dia, Chile pertencia política e administrativamente ao reino espanhol. Passaram mais de 300 anos pra que um processo de liberdade se iniciara. Antes, somente os índios Mapuches lutaram contra o domínio hispanico, logrando assim por pouco tempo o reconhecimento espanhol da soberania nas terras da regiao do Bio Bio e Araucania (sul do Chile).
No entanto, na regiao central do país, o cenário era mais complicado. A administracao centralizada das riquezas, o descontentamento das pessoas em relacao as injusticas sociais, e outros motivos, fizeram com que os chamados criollos (filhos de espanhois nascidos na América), iniciara uma luta pela independencia. 
Por su parte, os Estados Unidos (que já havia declarado independencia no dia 4 de julho de 1776), incitava os outros países a fazerem o mesmo. Aproveitando que o rei Fernandio VII estava preso na Franca, os criollos organizarao uma espécie de plebiscito, onde decidiram constituir a primeira junta nacional de governo, esperando a liberacao do rei. Isso aconteceu no dia 18 de setembro de 1810. 
Essa Junta constituiu um ato independista, como também permitiu que os criollos pudessem discutir a melhor maneira de governar o Chile. Nao foi fácil, pois muitas vezes os independentistas se enfrentaram entre eles mesmos para impor suas ideias de como governar o país. 
Finalmente, no dia 12 de fevereiro de 1818, Chile foi reconhecido como uma nacao soberana e livre da Coroa espanhola. Isso aconteceu na cidade de Talca, quando Bernaro O Higgins Riquelme assinou a declaracao da independencia definitiva. Esse fato é conhecido como La Pátria Nueva. 

Dito isso, é interessante ver como os chilenos sao invadidos por um forte sentimento patriota nessa época do ano. Na real, eles já sao patriotas na maior parte do tempo, mas quando se aproxima o 18 de setembro, é algo absurdo.
Primeiro que eles comemoram dia 18 e dia 19. Depois, a maioria das empresas emenda e tem ano que o feriado chega a durar uns 5 dias. Sao 5 dias de (muita) festa, dancas, comidas e bebidas típicas, casas enfeitadas, bandeiras penduradas na janela... é quase como o nosso carnaval, mas sem o lance patriótico.

O que mais se come nessa época do ano? Asados (churrascos), empanadas, anticuchos (espetinhos de carne), choripan e todas aquelas outras delícias que eu já comentei aqui e aqui.

Os chilenos se encontram no que eles chamam de Fonda. A Fonda lembra muito o formato da festa junina, sabe? Geralmente acontece num lugar aberto e tem várias barracas de comidas e bebidas típicas, apresentacoes de cueca (a danca típica do Chile) e shows de bandas variadas.
Existem inúmeras fondas por Santiago: as tradicionais, as mais modernas, as vegetarianas/veganas, as para pessoas que sao intolerantes ao glúten (sério)...
Nesse link aqui tem uma lista de todas as fondas que rolam em Santiago,










Nao posso dar minha opiniao pessoal sobre as fondas, porque nesses dois anos no Chile, nunca fui a nenhuma. Mas o que me dizem é: é muita gente, logo é preciso tomar cuidado com os seus pertences. As fondas nao sao baratas. Tem que pagar a entrada e mais o que for comendo e bebendo durante o dia, e os precos sao meio inflacionados. Enfim, esse ano queria ir em alguma fonda, mas ainda nao sei. Me disseram que Domingo (último dia das celebracoes) estará tudo mais barato, quem sabe eu arrisco.
Quando terminar o feriado, a ideia é fazer um post contando como foram as celebracoes por aqui :-)

E chega de escrever, porque hoje é 18, dia de comer, beber, celebrar. Y VIVA CHILE MIERDA!!!




quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O mes de Setembro e o seu significado para os chilenos - Parte 1

(Tentando ser mais assídua nas postagens, tomara que eu consiga, hahaha)

Setembro no Chile é um mes bastante movimentado, historicamente falando. Além de ser o mes de aniversário do golpe de estado, eles celebram as fiestas pátrias. E aqui, diferente do Brasil, eles comemoram MESMO.
Pra nao ficar muito extenso, nesse post vou falar um pouco sobre o dia 11/09. No post de amanha, falarei com mais detalhes sobre o que se comemora dia 18 e como é a celebracao aqui.

Um pouco de história pra voces, que eu na cara dura estou copiando do Wikipedia:

Golpe de Estado de 11 de Setembro, ocorrido no Chile em 1973, consistiu na derrubada do regime democrático constitucional do Chile e de seu presidente, Salvador Allende, tendo sido articulado conjuntamente por oficiais da marinha e do exército chileno, com apoio militar e financeiro do governo dos Estados Unidos e da CIA, bem como de organizações terroristas chilenas, como a Patria y Libertad, de tendências nacionalistas-neofascistas, tendo sido encabeçado pelo general Augusto Pinochet, que se proclamou presidente.
Nas eleições de 1970, Allende obteve a vitória com 36,2% dos votos, contra 34.9% de Jorge Alessandri, o candidato da direita, e 27.8% do terceiro candidato, Radomiro Tomic, cuja plataforma era similar à de Allende, que propunha transformar o Chile em um regime socialista, mas pela chamada "via chilena ao socialismo", naquilo que foi qualificado de estilo "empanadas e vinho tinto" - por meios pacíficos, democráticos, assegurada a liberdade de imprensa e respeitada a constituição - foi inicialmente bem vista por parte dos aderentes da Democracia Cristã, que também se envolviam em processos reformistas como a reforma agrária. O apoio inicial refletido em uma parcela de 49% dos votos na eleição municipal de 1971, se perdeu paulatinamente com a deterioração da situação econômica.
Como a Constituição chilena previa a necessidade de "maioria dupla" (no voto popular e no Congresso), difíceis negociações foram entabuladas para a aprovação do nome de Allende no Parlamento. Após o brutal assassinato do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas chilenas, o general constitucionalista René Schneider, perpetrado por elementos ligados à Patria y Libertad, Allende teve, finalmente, seu nome confirmado pelo Congresso chileno.
O partido da Democrata Cristão do Chile era uma grande confederação interclassista, com sua base popular autêntica no proletariado da grande indústria moderna, da industria moderna pequena e média, da pequena e média propriedade rural e na burguesia da alta classe média urbana. A Unidade Popular representava o proletariado, formado pelos operários menos favorecidos, o proletariado agrícola, e a baixa classe média urbana. A Democracia Cristã, aliada ao Partido Nacional, de extremadireita, controlava o Congresso chileno, enquanto a Unidade Popular controlava o Poder Executivo .
A violência, desatada primeiramente por grupos extremistas de ambos os lados do espectro político, como o MIR (de extrema esquerda) ou os seus opositores direitistas do grupo terroristaneofacista Patria y Libertad - apoiado pela CIA e por elementos sediciosos do exército e da marinha chilena - provocou um clima de confrontamento, que foi se expandindo a todos os âmbitos da sociedade, chegando enfim às pessoas comuns. Dois grandes blocos se formaram, a Unidade Popular (UP) e a Confederación de la Democracia (CODE), que obtiveram respectivamente 43,3% e 55% dos votos na eleição para o Parlamento, deixando Allende sem maioria no Congresso. .
Os grupos de ultradireita, agrupados no Partido Nacional e nos movimentos Patria y Libertad e Poder Femenino, tentaram por todos os meios derrubar o governo, freqüentemente com respaldo financeiro e material da CIA, que também conspirava para destituir o governo da UP, por não convir aos Estados Unidos - então em plena guerra fria, e envolvido na guerra do Vietnã - ter mais um regime socialista em sua área de influência. Todas as tentativas democráticas para derrubar o governo de Allende fracassaram, graças ao apoio que esse recebia da população. Uma possível saída através de um plebiscito, com a qual Allende concordava, não chegou a se materializar. Com a recusa do Congresso Nacional, em 2 de junho de 1973, de autorizar o estado de sítio, considerado imperioso pelo Comandante em Chefe das forças armadas chilenas, o general legalista Carlos Prats, para que as forças armadas pudessem controlar o terrorismo de direita e de esquerda que já assolava o país, e assegurar o respeito à constituição, a violência chegava ao extremo, e temia-se por uma guerra civil.
Este estado de confrontamento, incitado pela Patria y Libertad, cujo primeiro ato terrorista foi perpretrado em parceria com oficiais sediciosos da marinha chilena e chamou-se "La noche de las mangueras largas" ocorreu precisamente no horário em que foi assassinado o ajudante-de-ordens de Allende, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Arturo Araya - com o objetivo de subverter a cadeia de comando da marinha. A "operação" terrorista executada pela Patria y Libertad consistiu em cortarem-se todas as mangueiras de abastecimento dos principais postos de gasolina de Santiago. Esse e outros atos terroristas do Patria y Libertad visavam favorecer e justificar a ação da facção golpista das forças armadas, apoiadas pelos Estados Unidos, e que culminaria com a quebra da longa democracia chilena, e com o sangrento golpe de estado de Pinochet.

O GolpeDesde Agosto 1973, a Marinha e a Força Aérea preparavam um golpe de estado contra o governo de Allende. Em 21 de agosto, o general legalista e constitucionalista Carlos Prats viu-se forçado a renunciar ao posto de Comandante em Chefe, pressionado por manifestações das esposas de generais sediciosos. Em seu lugar, assumiu Augusto Pinochet no dia 23, até então considerado um general leal à constituição e apolítico. Em 22 de agosto, a Câmara de Deputados, que havia se recusado a aprovar o estado de sítio solicitado por Salvador Allende, a conselho de Carlos Prats, em 2 de junho, decidiu ao invés aprovar uma moção em que se convocava os ministros militares para solucionar o que chamava de "o grave quebramento da ordem constitucional" (o "Acordo da Câmara de Deputados sobre o grave quebramento da ordem constitucional e legal da República").
No dia 10 de setembro, a esquadra chilena zarpou, como estava previsto, a pretexto de participar dos exercícios UNITAS, um tradicional exercício naval entre as marinhas dos Estados Unidos e marinhas latinoamericanas .O exército é aquartelado para evitar possíveis distúrbios no dia do processo de Altamirano. Porém a armada chilena regressou a Valparaíso na manhã de 11 de setembro e tomou rapidamente a cidade de assalto, enquanto os vasos de guerra dos Estados Unidos ficaram de prontidão, no limite das águas territoriais chilenas. Se tivesse havido resistência armada ao golpe de estado, o plano previa que os marines invadiriam o Chile, para "preservar a vida de cidadãos nortemericanos". Um avião WB-575 da força área norteamericana, pilotado por militares norteamericanos, sobrevoava o Chile. Simultaneamente 33 caças e aviões de observação da força aérea norteamericana aterrisssavam na base aérea de Mendonza, na fronteira da Argentina com o Chile.
Allende foi alertado cerca das 7 da manhã e se dirigiu ao La Moneda, tratando de localizar a Leigh e Pinochet, esse último até pouco tempo seu colaborador e membro de seu gabinete, o que foi impossível e o fez pensar que Pinochet estivesse preso. O general Sepúlveda, diretor dos Carabineros, assinalou-o que se manteriam fiéis, mas Mendoza assumiu como Diretor Geral. Por outro lado, Pinochet chegou ao Comando de Comunicações do Exército e começou a participar ativamente do golpe. Às 8h42, as rádios Mineria e Agricultura transmitiram a primeira mensagem da Junta Militar, dirigida por Pinochet, Leigh, Mendoza e Merino, solicitando a Allende a entrega imediata de seu cargo e a evacuação imediata de La Moneda, ou seria atacado por tropas de ar e terra. Nesse momento, as tropas de Carabineros cercando o Palácio se retiraram.
Allende decide continuar no Palácio, enquanto às 9h55 chegam os primeiros tanques ao Bairro Cívico, enfrentando-se a franco-atiradores leais ao governo. A CUT chama à resistência nos bairros industriais, enquanto o Presidente decide dar uma última locução:
"Colocado em uma transição histórica, pagarei com minha vida a lealdade do povo. E os digo que tenho a certeza de que a semente que entregaremos à consciência de milhares e milhares de chilenos não poderá ser cegada definitivamente. Trabalhadores de minha Pátria! Tenho fé no Chile e em seu destino. Superarão outros homens nesse momento cinza e amargo onde a traição pretende se impor. Sigam vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor."
— Salvador Allende, 11 de setembro de 1973
O fogo entre os tanques e os membros do GAP se inicia e, às 11h52, aviões da Força Aérea Chilena bombardeiam o Palácio de La Moneda e a residência de Allende, O golpe surpreende por sua rapidez e violência. O Palácio começa a se incendiar, mas Allende e seus partidários se negam a render-se. Perto das 2 horas da tarde, as portas são derrubadas e o Palácio é tomado pelo exército. Allende ordena a evacuação, mas se mantém no Palácio. Segundo o testemunho de seu médico pessoal, Allende disparou com uma metralhadora contra seu queixo, cometendo suicídio. Porém, há aqueles que não acreditam até hoje nesse depoimento e nem na autópsia que seria feita em1990 e que supostamente confirmaria esse testemunho. Para muitas pessoas Allende foi sumariamente executado.
Às 18 horas, os líderes do pronunciamento se reúnem na Escola Militar, assumindo como membros da Junta Militar que governará o país, e decretam o "estado de guerra", incluindo estado de sítio.





Como prometido, amanha tem post novo sobre as fiestas pátrias, STAY TUNNED! :-)

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Táxi em Santiago: que cuidados devo ter?

No dia que eu fui levar minha mãe ao aeroporto, pensei em fazer um post sobre as maneiras de se chegar do hotel ao aeroporto e vice e versa e já logo fui além, pensando sobre os taxistas e os problemas que alguns conhecidos meus já tiveram com os taxistas. Então resolvi colocar tudo num post só. Não sei se fica muito organizado, mas bora lá.

Primeiro vamos falar sobre o traslado do aeroporto.
Logo quando você desembarca no Arturo Merino Benitez, vai dar de cara com um monte de taxista te oferecendo pra te levar ao hotel. Pode pegar esses táxis sem medo. Eu já usei e nunca tive problemas. Eles te perguntam pra onde você vai e te dão um preço fechado, não é com taxímetro ligado. Se você acha que é caro, só dizer não obrigado e pronto.
Uma opção barata e segura é tomar um transfer da empresa Transvip. É uma van meio pau de arara, porque eles levam um monte de pessoas aos seus respectivos hotéis, mas pode confiar, o serviço deles é garantido e o valor, uma pechincha: $6.400CLP por pessoa. Eles também contam com serviço privado, o que é uma boa se você vier com mais gente, tipo em família ou em grupo grande. A van custa $25,000CLP e eles tem escritório no aeroporto, dá pra contratar o serviço lá com eles. Se não me engano, eles oferecem desconto caso você feche a ida e a volta com eles. Dê uma perguntada.
Eles funcionam 24h e esse é o site deles, pra quem tiver curiosidade. Ahn, um detalhe importante: eles não funcionam como uma empresa de táxi, ok?? Então se você pretende usar o transfer dos caras na sua volta (ou seja, que te busquem no hotel e te deixem no aeroporto), TEM QUE AGENDAR ANTES. Não adianta chegar na recepção de onde você está se hospedando e falar: pede um Transvip pra mim agora? NÃO FUNCIONA ASSIM. Tem que agendar com antecedência, ok?

Agora, se você está viajando com pouca bagagem ou com aquelas mochilas e quer economizar ainda mais, olha só que legal: dá pra chegar do aeroporto ao centro de ônibus e metrô :)
E não é um ônibus caro pra caralho que nem tem em São Paulo. O busão, chamado Centro Puerto, você pega logo no desembarque e custa uns $2,000CLP.  Eles te deixam na estacao Pajaritos da linha vermelha e daí é só pegar o metro e ir até o seu hotel.
Já fiz esse trajeto várias vezes e nunca tive problemas, recomendo 100%.

Mas deixa eu mudar um pouco o foco agora e falar sobre os táxis e os taxistas aqui de Santiago.
Uma coisa boa é que o táxi aqui é bem barato. Muito mais que em Sao Paulo. Mas claro, como em qualquer país do mundo, sempre existem os taxistas pilantras. Mas se voce for esperto e seguir algumas dicas minhas, pode evitar maiores dores de cabeca

1- Em Santiago NÃO existe esse negócio de bandeira 1 e bandeira 2. O taxímetro sempre começa com $300CLP e a cada 200m, se soma $120CLP. Se você entrou no táxi e ele ja começou com mais de $300CLP, não tenha vergonha de falar, ok? E se você achar que o taxímetro está mudando muito rápido, a mesma coisa: fala que vai chamar Carabineiros (polícia chilena), que anotou o número da patente (placa) e que tá errado. É comum que eles se sintam ofendidos e te digam: ahn, se você não confia em mim, então melhor descer.
Desce logo e pega outro táxi, Ninguém vai te apontar uma arma na cabeça.

2- Nunca, JAMAIS pegue os táxis que ficam estacionados na rua. Principalmente se voce está saindo de algum ponto turístico como por exemplo: Patio Bella Vista, Shopping Costanera Center ou Parque Arauco, mercado central ou os que ficam estacionado perto de onde você está hospedado. Por que? Simples: como os táxis ficam parados, eles adulteram o taxímetro pra poder recuperar a grana que eles perdem enquanto estão estacionados. Então, uma corrida que não deveria te sair mais de, sei lá, $3.000CLP, eles vão te cobrar uns $10.000CLP.

3- É muito comum os taxistas te perguntarem pra onde você vai antes de subir no carro. Se a distância for muito curta - na visão deles - eles não te levam e pronto. Parece falta de educação (e é mesmo), mas eles não tem a menor cerimônia em te dizer que não vão te levar.
Esses dias eu fui numa balada no Bella Vista com umas amigas e não conseguimos pegar nenhum táxi, porque íamos pra um lugar mais ou menos perto. Fiquei puta, éramos um grupo de mulheres, sozinhas a noite, mas eles não estão nem aí.
Agora, pode ser que eles fechem um preço muito maior do que verdadeiramente sairia a corrida. Cabe a você querer pagar ou não.

4- Se você está em um hotel e precisa ir a algum ponto da cidade, não recomendo você pedir um carro de uma empresa de rádio táxi pro recepcionista. Pela mesma razão que comentei acima. As empresas trabalham com preços fechados. Vai te sair mais caro. Baixe um aplicativo tipo Easy táxi e sempre que precisar se locomover pela cidade, peça um táxi aí.
Agora se você for pro aeroporto, com certeza o lugar onde você está hospedando, pode te dar uma ajudinha.

5- Aqui não rola muito de taxista te passar dinheiro falso, mas na hora de pagar a corrida, é necessário tomar uma precaução importante. Digamos que a sua corrida deu $3,000CLP e você deu pro taxista uma nota de $10,000CLP. Invés dele te dar o troco ($7,000CLP), ele fala: você só me passou uma nota de $2,000CLP. Você, meio confuso (porque sim, os estrangeiros se confundem com o dinheiro chileno, são muitos zeros) passa mais $1,000CLP. No final, o taxista te arrancou uma grana e você nem se deu conta.
Por isso, na hora de pagar, fale em voz alta: estoy pasándote un billete de (insira o valor aqui). Parece besteira, mas isso inibe esse tipo de ação.

Com esses conselhos básicos, você vai ter uma viagem bem mais tranquila pra Santiago :)

Nos vemos!