segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Táxi em Santiago: que cuidados devo ter?

No dia que eu fui levar minha mãe ao aeroporto, pensei em fazer um post sobre as maneiras de se chegar do hotel ao aeroporto e vice e versa e já logo fui além, pensando sobre os taxistas e os problemas que alguns conhecidos meus já tiveram com os taxistas. Então resolvi colocar tudo num post só. Não sei se fica muito organizado, mas bora lá.

Primeiro vamos falar sobre o traslado do aeroporto.
Logo quando você desembarca no Arturo Merino Benitez, vai dar de cara com um monte de taxista te oferecendo pra te levar ao hotel. Pode pegar esses táxis sem medo. Eu já usei e nunca tive problemas. Eles te perguntam pra onde você vai e te dão um preço fechado, não é com taxímetro ligado. Se você acha que é caro, só dizer não obrigado e pronto.
Uma opção barata e segura é tomar um transfer da empresa Transvip. É uma van meio pau de arara, porque eles levam um monte de pessoas aos seus respectivos hotéis, mas pode confiar, o serviço deles é garantido e o valor, uma pechincha: $6.400CLP por pessoa. Eles também contam com serviço privado, o que é uma boa se você vier com mais gente, tipo em família ou em grupo grande. A van custa $25,000CLP e eles tem escritório no aeroporto, dá pra contratar o serviço lá com eles. Se não me engano, eles oferecem desconto caso você feche a ida e a volta com eles. Dê uma perguntada.
Eles funcionam 24h e esse é o site deles, pra quem tiver curiosidade. Ahn, um detalhe importante: eles não funcionam como uma empresa de táxi, ok?? Então se você pretende usar o transfer dos caras na sua volta (ou seja, que te busquem no hotel e te deixem no aeroporto), TEM QUE AGENDAR ANTES. Não adianta chegar na recepção de onde você está se hospedando e falar: pede um Transvip pra mim agora? NÃO FUNCIONA ASSIM. Tem que agendar com antecedência, ok?

Agora, se você está viajando com pouca bagagem ou com aquelas mochilas e quer economizar ainda mais, olha só que legal: dá pra chegar do aeroporto ao centro de ônibus e metrô :)
E não é um ônibus caro pra caralho que nem tem em São Paulo. O busão, chamado Centro Puerto, você pega logo no desembarque e custa uns $2,000CLP.  Eles te deixam na estacao Pajaritos da linha vermelha e daí é só pegar o metro e ir até o seu hotel.
Já fiz esse trajeto várias vezes e nunca tive problemas, recomendo 100%.

Mas deixa eu mudar um pouco o foco agora e falar sobre os táxis e os taxistas aqui de Santiago.
Uma coisa boa é que o táxi aqui é bem barato. Muito mais que em Sao Paulo. Mas claro, como em qualquer país do mundo, sempre existem os taxistas pilantras. Mas se voce for esperto e seguir algumas dicas minhas, pode evitar maiores dores de cabeca

1- Em Santiago NÃO existe esse negócio de bandeira 1 e bandeira 2. O taxímetro sempre começa com $300CLP e a cada 200m, se soma $120CLP. Se você entrou no táxi e ele ja começou com mais de $300CLP, não tenha vergonha de falar, ok? E se você achar que o taxímetro está mudando muito rápido, a mesma coisa: fala que vai chamar Carabineiros (polícia chilena), que anotou o número da patente (placa) e que tá errado. É comum que eles se sintam ofendidos e te digam: ahn, se você não confia em mim, então melhor descer.
Desce logo e pega outro táxi, Ninguém vai te apontar uma arma na cabeça.

2- Nunca, JAMAIS pegue os táxis que ficam estacionados na rua. Principalmente se voce está saindo de algum ponto turístico como por exemplo: Patio Bella Vista, Shopping Costanera Center ou Parque Arauco, mercado central ou os que ficam estacionado perto de onde você está hospedado. Por que? Simples: como os táxis ficam parados, eles adulteram o taxímetro pra poder recuperar a grana que eles perdem enquanto estão estacionados. Então, uma corrida que não deveria te sair mais de, sei lá, $3.000CLP, eles vão te cobrar uns $10.000CLP.

3- É muito comum os taxistas te perguntarem pra onde você vai antes de subir no carro. Se a distância for muito curta - na visão deles - eles não te levam e pronto. Parece falta de educação (e é mesmo), mas eles não tem a menor cerimônia em te dizer que não vão te levar.
Esses dias eu fui numa balada no Bella Vista com umas amigas e não conseguimos pegar nenhum táxi, porque íamos pra um lugar mais ou menos perto. Fiquei puta, éramos um grupo de mulheres, sozinhas a noite, mas eles não estão nem aí.
Agora, pode ser que eles fechem um preço muito maior do que verdadeiramente sairia a corrida. Cabe a você querer pagar ou não.

4- Se você está em um hotel e precisa ir a algum ponto da cidade, não recomendo você pedir um carro de uma empresa de rádio táxi pro recepcionista. Pela mesma razão que comentei acima. As empresas trabalham com preços fechados. Vai te sair mais caro. Baixe um aplicativo tipo Easy táxi e sempre que precisar se locomover pela cidade, peça um táxi aí.
Agora se você for pro aeroporto, com certeza o lugar onde você está hospedando, pode te dar uma ajudinha.

5- Aqui não rola muito de taxista te passar dinheiro falso, mas na hora de pagar a corrida, é necessário tomar uma precaução importante. Digamos que a sua corrida deu $3,000CLP e você deu pro taxista uma nota de $10,000CLP. Invés dele te dar o troco ($7,000CLP), ele fala: você só me passou uma nota de $2,000CLP. Você, meio confuso (porque sim, os estrangeiros se confundem com o dinheiro chileno, são muitos zeros) passa mais $1,000CLP. No final, o taxista te arrancou uma grana e você nem se deu conta.
Por isso, na hora de pagar, fale em voz alta: estoy pasándote un billete de (insira o valor aqui). Parece besteira, mas isso inibe esse tipo de ação.

Com esses conselhos básicos, você vai ter uma viagem bem mais tranquila pra Santiago :)

Nos vemos!

13 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog. Estive no Chile e aproveitei suas dicas.

    ResponderExcluir
  2. muito bom!! e o uber, pelo que andei lendo o preço é bem similar ao taxi.. vc recomenda?
    Parabens pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno
      Desculpe a demora. Quando voltei pro Brasil, acho que o Uber ainda não tinha chegado lá ou estava engatinhando, por isso não cheguei a usar o serviço. Mas acho que deve funcionar sem problemas :)

      Excluir
  3. Infelizmente eu li o post com atraso! ! Porém é verdadeiro e triste saber que acontece realmente no Chile esse tipo de extorsão! tive sorte pois tenho noção de distância e claro, olhei com ajuda do celular (aconselho a galera chegar aqui e comprar um chip da MOBSTAR $2,000PCH que daria R$10,00reais ) a distância do shopping até o bairro que fiquei (PROVIDÊNCIA) e questionei com o motorista o pq que o marcador estava correndo absurdamente rápido ( eles utilizam de táticas como conversar para distrai-los e assim o taximetro acelera de maneira sulreal ) ele na mesma hora apertou o taximetro ( que já estava na casa de 9,200PCH o que é um absurdo se comparar a distância que São de 3km do shopping até meu flat no bairro providência ) e disse que seria uma promoção ou foi desconto. . Enfim. . No entanto alertei que o valor estava absurdo pois um dia antes o mesmo percurso tinha saído por 3,000PCH. Ele ainda insistiu em afirmar que era táxi diferenciado e rádio táxi sairia mesmo mais caro!! Na hora comentei que iria anotar a placa e pegar o nome dele pois tinha a intenção de denuncia-lo ao shopping, porém minha namorada disse que iria chamar a polícia e aí foi que ele ao invés de receber os 10;000PCH DISSE QUE 5,000 PCH estaria de bom tamanho. Então fica a dica aí galera, vamos se ligar pq honestidade e malandragem não combinam!! Vamos ser malandros apenas para fazermos o que é certo e tentar raciocinar positivo!! Vlwwwww

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sim e em relação ao UBER! Ele está proibido por lei municipal acredito . . E não está sendo possível no momento blz!! Porém uma ótima opcão q é o METRO! a cidade na sua grande arte é bem plana e para quem gostar de caminhar um pouco dependendo de onde estejam, aconselho caminhar ou então descer no Centro e conhecer os principais pontos com um mapa pq tds estão próximos ok!! Levar água é sempre bom! Porém se quer economizar alguma coisa existem opções de quiosques que São sempre mais em conta e possuem água SEM GÁS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estranho dizer que o uber estava proibido, porque eu estava em santiago até o comecinho desse ano e usei o aplicativo sem problemas :)

      Excluir
  6. Li o Post tarde demais também. O taximetro voava, literalmente. Saindo do Pátio Bella Vista. Realmente tenham cuidado, usem Uber, muito mais prático e barato.

    ResponderExcluir
  7. Mesma coisa. Peguei vários Taxis de forma correta, mas o ultimo, justamente o ultimo dobrou o valor para uma corrida que eu já tinha feito, mas, já era tarde, estamos sujeitos...

    ResponderExcluir