sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O mes de Setembro e o seu significado para os chilenos - Parte 2

Como prometido, no post de hoje vou falar um pouco sobre o significado do dia 18/09 pros chilenos e o que eles celebram nessa data.

No dia 18 de setembro se comemora o aniversário da primeira junta nacional de governo, em 1810. Esse evento marcou o precedente para que Chile, entao colonia espanhola, iniciara seu caminho até a liberdade.
Antes desse dia, Chile pertencia política e administrativamente ao reino espanhol. Passaram mais de 300 anos pra que um processo de liberdade se iniciara. Antes, somente os índios Mapuches lutaram contra o domínio hispanico, logrando assim por pouco tempo o reconhecimento espanhol da soberania nas terras da regiao do Bio Bio e Araucania (sul do Chile).
No entanto, na regiao central do país, o cenário era mais complicado. A administracao centralizada das riquezas, o descontentamento das pessoas em relacao as injusticas sociais, e outros motivos, fizeram com que os chamados criollos (filhos de espanhois nascidos na América), iniciara uma luta pela independencia. 
Por su parte, os Estados Unidos (que já havia declarado independencia no dia 4 de julho de 1776), incitava os outros países a fazerem o mesmo. Aproveitando que o rei Fernandio VII estava preso na Franca, os criollos organizarao uma espécie de plebiscito, onde decidiram constituir a primeira junta nacional de governo, esperando a liberacao do rei. Isso aconteceu no dia 18 de setembro de 1810. 
Essa Junta constituiu um ato independista, como também permitiu que os criollos pudessem discutir a melhor maneira de governar o Chile. Nao foi fácil, pois muitas vezes os independentistas se enfrentaram entre eles mesmos para impor suas ideias de como governar o país. 
Finalmente, no dia 12 de fevereiro de 1818, Chile foi reconhecido como uma nacao soberana e livre da Coroa espanhola. Isso aconteceu na cidade de Talca, quando Bernaro O Higgins Riquelme assinou a declaracao da independencia definitiva. Esse fato é conhecido como La Pátria Nueva. 

Dito isso, é interessante ver como os chilenos sao invadidos por um forte sentimento patriota nessa época do ano. Na real, eles já sao patriotas na maior parte do tempo, mas quando se aproxima o 18 de setembro, é algo absurdo.
Primeiro que eles comemoram dia 18 e dia 19. Depois, a maioria das empresas emenda e tem ano que o feriado chega a durar uns 5 dias. Sao 5 dias de (muita) festa, dancas, comidas e bebidas típicas, casas enfeitadas, bandeiras penduradas na janela... é quase como o nosso carnaval, mas sem o lance patriótico.

O que mais se come nessa época do ano? Asados (churrascos), empanadas, anticuchos (espetinhos de carne), choripan e todas aquelas outras delícias que eu já comentei aqui e aqui.

Os chilenos se encontram no que eles chamam de Fonda. A Fonda lembra muito o formato da festa junina, sabe? Geralmente acontece num lugar aberto e tem várias barracas de comidas e bebidas típicas, apresentacoes de cueca (a danca típica do Chile) e shows de bandas variadas.
Existem inúmeras fondas por Santiago: as tradicionais, as mais modernas, as vegetarianas/veganas, as para pessoas que sao intolerantes ao glúten (sério)...
Nesse link aqui tem uma lista de todas as fondas que rolam em Santiago,










Nao posso dar minha opiniao pessoal sobre as fondas, porque nesses dois anos no Chile, nunca fui a nenhuma. Mas o que me dizem é: é muita gente, logo é preciso tomar cuidado com os seus pertences. As fondas nao sao baratas. Tem que pagar a entrada e mais o que for comendo e bebendo durante o dia, e os precos sao meio inflacionados. Enfim, esse ano queria ir em alguma fonda, mas ainda nao sei. Me disseram que Domingo (último dia das celebracoes) estará tudo mais barato, quem sabe eu arrisco.
Quando terminar o feriado, a ideia é fazer um post contando como foram as celebracoes por aqui :-)

E chega de escrever, porque hoje é 18, dia de comer, beber, celebrar. Y VIVA CHILE MIERDA!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário