segunda-feira, 8 de junho de 2015

E pra Beber no Chile? O Que Tem?

Bom, e depois de dois posts-tortura com uma lista dos principais pratos típicos daqui do Chile, chegou a hora de fazer uma listinha do que mais se toma aqui no Chile.

A primeira coisa que vai vir a sua mente é o vinho. E sim, aqui os vinhos sao deliciosos. Uma das coisas que eu mais gosto de morar aqui é o de ir ao supermercado e ver um sem fim de opcoes de vinhos BBB: bons, bonitos e BARATOS. Poder comprar uma garrafa de um bom vinho e pagar o equivalente a R$10.00 é simplesmente o máximo.
Eu nao entendo nada de vinhos, quando compro olho primeiro o rótulo e depois o preco. Sim, sou dessas, hahaha. Sempre tento comprar o que tem um precinho intermediário, nem muito caro e nem muito barato. E de preferencia em garrafa de vidro, porque né? Minha fase de tomar vinho barato da garrafa de plástico já passou e eu nao sou mais obrigada!
E posso contar um segredo? O Casillero del Diablo (Concha y Toro) é quase que venerado no Brasil, aqui existem vinhos MUITO MELHORES, hohoho





Mas enfim, vamos as bebidas que voce nem imagina que eles tomam por aqui.

JOTE: o jote nada mais é que misturar vinho tinto com... Coca-Cola! Sim, parece bizarro, mas fica gostoso. Principalmente se voce nao é muito fa de vinho. Disfarca o sabor e fica gostoso


TERREMOTO: Sabe aquele drink docinho que parece inofensivo? Entao, o terremoto é isso. Voce vai bebendo achando que nao vai dar em nada, mas depois do terceiro ou quarto copo já tá chamando Jesus de Genésio e dando vexame, cagado na sarjeta. O terremoto é preparado com vinho branco (ou vinho pipeño), fernet, granadina e sorvete de abacaxi. É ultra-mega-ultimate típico, especialmente na época das fiestas pátrias, em setembro.



PISCO E SEUS DERIVADOS: muita gente já deve ter ouvido falar e até mesmo provado o pisco. É um destilado bem típico daqui do Chile e do Peru, e ele pode ser preparado de várias maneiras. As principais: pisco sour, piscola (com Coca Cola), com um refrigerante sabor gengibre que se vende aqui...
Já tive amigos brasileiros que chegaram aqui e mandaram ver na piscola, no outro dia queriam morrer. Ficadica aí pra voce que acha que aguenta o tranco, hahaha.
Ahn, uma outra coisa: além do pisco sour existem piscos de outros sabores: mango sour, frutilla sour... enfim, tem que vir e provar.
DICA AMIGA: o pisco sour peruano é diferente ao pisco sour chileno ;-)






FANCHOP: a coisa mais básica da vida: mistura cerveja com Fanta (ou Crush, ou qualquer refrigerante sabor laranja) e voilá! Pra quem não curte muito o sabor da cerveja, ou tá rolando aquele churras e só tem cerveja ruim, serve pra dar uma disfarçada, hahaha.



MICHELADA: simplesmente o que eu mais tomo por aqui no verão (e no inverno também, porque não), a michelada é cerveja, suco de limão, tabasco e sal na borda do copo. Sério, é muito MUITO bom.



MELÓN CON VINO: cara, sério... não entendo como um país tropical como o Brasil ainda não descobriu ESSE DRINK TROPICAL MARAVILHOSO!!! Hahahaha.
Foi num churrasco na casa de uma amiga em Janeiro de 2014 que eu provei pela primeira vez o melvin, apelido carinhoso pra esse néctar dos deuses.
Literalmente é melão com gelo, açúcar e vinho branco. Sério, é trago pra tomar no Ilha Porchat Club ouvindo DJ Bobo. Muito amor <3




MOTE CON HUESILLOS: nem só de bebida alcoólica vive o chileno, apesar deles serem bons de copo. O mote con huesillos é uma bebida muito típica aqui do país que se toma muito quando faz calor, e é uma espécie de chá gelado acompanhado de mote (uma espécie de grãos, muito parecido ao trigo) e o huesillo, que é um pêssego ressecado.
Quem vem aqui pela primeira vez e olha o copo do mote, fica com nojinho, mas eu recomendo provar. Se você não gosta do aspecto da bebida, pode fazer como eu: pede o mote, pero el puro jugo (ou seja, só a bebida, sem o mote e sem o huesillo.




Gostou da lista?
Claro que essas são as bebidas clássicas, mas se você quer saber mais, já sabe: tem que visitar, hehehehe.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário