segunda-feira, 15 de junho de 2015

Mami Poderosa em Santiago: A Saga - Episódio 3 Almocando no La Vega Chica e Plaza de Armas

Continuando com a saga dona Marisa por Santiago, na sexta-feira 12/06 eu quis leva-la pra fazer algo diferente que ela ainda nao conhecia por aqui. E que na real, poucos turistas conhecem: levei-a para almocar no mercado de frutas e legumes La Vega.

Com certeza voce como turista já ouviu falar do Mercado central de Santiago, onde se vende frutos do mar e pescados e está cheio de restaurantes oferecendo esses pratos no cardápio. O mercado é muito bonito, a arquitetura dele é interessante, mas se quer saber a minha opiniao sincera como moradora, aí vai: o Mercado Central nao é tudo isso. Explico: é MUITO turístico. E tudo que é muito turístico, acaba sendo meio que enrolacao e/ou super valorizado. Ou seja: a comida nem é tao gostosa e os precos sao altos. Alguns restaurantes vao tentar te vender a famosa centolla (uma espécie de caranguejo específico do Oceano Pacífico) e isso é o maior pega trouxa que tem.
O prato é caríssimo (caro mesmo, tipo uns $90.000) e a quantidade de ´carne´ que vem no bicho nao justifica o valor que voce está pagando. Fora aquela coisa incomoda dos caras nas portas dos seus restaurantes tentando adivinhar de onde voce vem, falando meia dúzia de palavras em portugues pra te atrair e talz... enfim, nao sei voce caro leitor, mas eu ODEIO assédio e odeio me sentir turista, HAHAHA.

Mas agora eu vou te passar uma dica que vai mudar sua vida e seu roteiro aqui em Santiago: atravessando a rua do Mercado Central (literalmente) existe o mercado de frutas, legumes e verduras chamado La Vega. O La Vega é muito parecido ao nosso Mercadao de Sao Paulo. Talvez mais modesto no tamanho e na arquitetura, mas voce pode encontrar tudo do bom e do melhor, fresquinho e a ótimos precos. Produtos peruanos e até alguns ingredientes especificamente brasileiros, carnes, queijos, ovos... enfim, uma variedade imensa mesmo!
O La Vega está dividido em duas partes: o La Vega Central - que é o maior, onde estao concentrados a maioria das barracas - e o La Vega chica. E é nessa parte menor que vamos focar. Porque no segundo andar do La Vega Chica está um sem fim de restaurantes que oferecem almocos típicos chilenos e peruanos a ótimos precos.






Infelizmente nao vou me lembrar do nome do restaurante que eu fui, porque como voces podem ver pelas fotos, o ambiente é bem informal, com refrigerante em garrafa de vidro e comida caseira.
Mamae e eu pedimos um ceviche misto para as duas e eles mandaram de entrada paes quentinhos com ums molhos peruanos que sao deliciosos. Também ofereceram como cortesia um caldo para cada uma. Eu fui de caldo de mariscos, minha mae foi de caldo de carne porque ela odeia frutos do mar, hahaha. Tolinha :-)


O ceviche misto é imenso e serviu bem nós duas, mas porque comemos pouco. Talvez se voce tem um pouco mais de fome, pode pedir um só pra ti. Além do ceviche, o cardápio oferece outras opcoes: pescado frito com acompanhamento, ají de galinha, pastel de choclo, bife a lo pobre, mariscal, completos, chacareros, guatita, porotos con riendas... aff, muita coisa! Mas o melhor mesmo é o preco: nosso ceviche saiu por $7.000 (com mais os sucos que pedimos, a conta total deu $12.000), um pescado frito com acompanhamento sai por $3.000. Enfim, o La Vega Chica é uma otima opcao para almocar bem e barato aqui em Santiago. E o melhor: num lugar muito pouco explorado turisticamente falando :-)


Saindo do La Vega, entramos num mercado de flores que fica ali do lado. Confesso, moro aqui tem quase dois anos e nunca tinha visitado esse mercado, e fiquei impressionada. Cada flor linda, arranjos de bom gosto, um cheiro bom de flor fresca... deu vontade de comprar um pouco de todas as flores e levar pra casa. Se liga nessas fotos:








DICAS IMPORTANTES: no La Vega nao rola pagar com cartao de crédito. Só aceitam cash. E outra coisa: por se tratar de uma regiao bem popular, tem que tomar cuidado com a bolsa/carteira/celular. Ve se nao vai ser troxa de andar com o iPhone na mao, sentar e botar a bolsa na cadeira do lado. Vamos evitar dor de cabeca né? Nao é porque voce nao tá no Brasil que nao vai te acontecer nada, aliás, pelo contrário!

Enfim, terminamos de almocar, compramos umas frutinhas pra levar pra casa e viemos andando do La Vega Chica até o meu trabalho, passando pela Plaza de Armas. A Plaza de Armas fica bem perto da regiao dos mercados, e como Santiago é uma cidade plana, voce pode ir caminhando tranquilamente.

Pra quem nao conhece, a Plaza de Armas é bem parecida a praca da Sé em Sao Paulo. Muito movimentada, gente vendendo quadros, artistas de rua, pedintes (sim, tem pedintes em Santiago), o marco zero, turistas, chilenos, peruanos, bolivianos, policiais e claro, a famosa catedral metropolitana de Santiago.
Tem até um coreto que na sexta-feira tinha um grupo de salsa se apresentando pro pessoal que passava por ali.
Como uma imagem vale mais que mil palavras - e nesse caso eu tenho mais de uma imagem - aqui vao algumas fotos da Plaza de Armas pra voces terem uma ideia de como é









Depois de tudo isso, entrei pra trabalhar as 15:00 e minha mae foi fazer suas coisas.

Próximo post falarei sobre nosso almoco em Pomaire!
Stay Tunned :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário