E depois de quase um ano dando entrada e enviando a papelada toda, FINALMENTE essa semana eu fui buscar meu carnet chileno. Mas não fiquem assustados, porque na verdade o processo para brasileiros dura bem menos. Acontece que em Novembro, quando comecei a dar entrada, ficaram faltando alguns documentos para enviar. Esses documentos demoraram um pouco pra ficarem prontos, então tive que ir mais de uma vez aos Correios enviar a papelada toda.
Antes de começar a contar todo o processo, clica aqui pra relembrar a saga de como foi o pedido pro visto temporário. Quando você pede o visto temporário, eles avisam que se você quiser, pode começar a solicitação do visto permanente até 3 meses antes do vencimento do temporário. Claro que euzinha aqui deixei pra última hora e lembro de ter enviado os papéis um dia ANTES de vencer meu visto. Claro que ficaram faltando os documentos (como comentei acima), e tive que voltar nos correios novamente.
Eu pedi o visto 'para residente con con contrato como dependiente de un empleador'. Para saber qual o visto você deve pedir, é só entrar no site da extranjería. Aqui sai tudo o que você precisa saber, o formulário pra baixar e preencher, os requisitos e os documentos pedidos. Lendo o site, eles informam que esse tipo de visto só pode pedir quem já teve um visto temporário por pelo menos dois anos, mas o meu era de um ano e mesmo assim deu tudo certo.
Claro que para pedir o visto definitivo, eles pedem muito mais documentos do que pro temporário, portanto já vá se preparando pra não deixar as coisas pra última hora. É preciso um certificado de viagens que se pede na PDI, um antedecedente criminal que se pede no registro civil, cópia da cédula de identidade, contrato de trabalho, uma carta explicando o porque quer ficar no Chile, fotos, xerox do passaporte, cotizações AFP. Eu juntei também meu contrato de aluguel enfim, tudo o que eu achasse que podia ajudar pra sair logo esse visto.
Depois de juntar toda essa papelada, mesmo esquema do visto temporário: colocar tudo no mesmo envelope e enviar pro endereço que eles te indicam. Atenção: todos os documentos só podem ser enviados através da agência dos Correios que está na Plaza de Armas. Depois de enviados, é preciso esperar.
A extranjería vai enviar pro endereço que você informou um envelope com uma boleta no valor de $58,000CLP que você precisa pagar dentro de um prazo estipulado e isso significa que o seu visto está sendo processado, mas ainda não quer dizer que foi aprovado, viu?
Todo o processo do visto é uma espera sem fim. Dois meses depois de enviar todos os documentos e pagar, resolvi entrar no site da extranjería, ingressei os dados que eles pedem e lá estava meu nome e do lado a palavra 'aprovado'. :)
Próximo passo: pelo site da extranjería, agendei um dia e uma hora pra eles me entregarem o visto.
Diferente do visto temporário, que eles estampam no seu passaporte, o definitivo é um papel que eu deixei dentro da minha carteira no caso de. O atendimento na extranjería foi tão rápido e funcionou tão bem que no mesmo dia corri pra PDI pra pedir um papel x que é necessário pra poder pedir a cédula de identidade. Infelizmente na PDI levei o maior chá de cadeira, parece que não dá pra agendar nenhum trâmite pelo site, é coisa de chegar, pegar senha, sentar e esperar ¬¬'
A partir desse momento você tem 30 dias pra fazer a solicitação da identidade, senão anula todo o processo e é preciso começar TUDO DE NOVO. Pro carnet foi o mesmo esquema: entrei no site do Registro Civil, agendei uma hora e pronto. Foi muito rápido, não fiquei nem 15 minutos lá. O valor da cédula de identidade é uns $4,000CLP. Tiram sua foto, impressão digital, assinatura, tudo digital.
Menos de um mês depois, eles me enviaram um e-mail avisando que minha cédula estava pronta. Isso foi dia 16/09, dia 17 já começou o feriado das fiestas pátrias e logo em seguida os caras do registro civil entraram em greve e só acabou semana retrasada!
Meio que fiquei em pânico de passar da validade pra buscá-lo, mas quando o carnet fica pronto, você tem até 90 dias pra retirar.
Enfim, só ONTEM eu consegui retirar. Foram 3h na fila (não, pra retirar documento não tem como marcar hora), mas enfim, tá na mão, é meu e burocracia assim só daqui 5 anos, quando eu puder pedir a cidadania chilena :)
Dessa vez foi tudo muito mais tranquilo do que quando pedi o visto temporário. Os caras realmente me avisaram de todo o processo por e-mail e fui mais esperta ao agendar tudo por internet.
Não deixem de fazer isso, te economiza tempo e paciência!
Reserve sempre uma graninha pra pagar toda a papelada, xerox, documentos e etc.
Tem alguma dúvida?
Escreve pra mim: fuimorarnochile@gmail.com
Olá tenho uma duvida, eu não sei onde consigo tirar essa "cotizações AFP" pode me ajudar?
ResponderExcluir