segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Tour por Santiago em Bicicleta Parte 1

No último Sábado eu tive a oportunidade de fazer um tour pela capital chilena em bicicleta. Pela mesma empresa que me levou pra fazer o bike & wine na Cousiño Macul, La Bicicleta Verde.
Quem me convidou pra fazer o passeio foi o Pablo, um menino muito fofo que trabalha com eles e passa pra deixar os folhetos e mapas nos hostels. Ele me comentou que tinha dois passeios: um de manhã e o outro a tarde. Resolvi fazer os dois no mesmo dia e hoje eu vou contar sobre o tour da manhã, pro post não ficar muito longo, ok?

O tour da manhã começa as 9:30 e é muito importante você chegar lá pelo menos com uns 15 minutos de antecedência pra conhecer o guia, escolher seu capacete e pegar uma garrafinha de água. Outra coisa muito legal é que no escritório, antes de sair pro passeio, eles disponibilizam protetor solar. Minha dica é: PASSE! Mesmo que você seja brasileiro(a) e esteja acostumado(a) com o sol, aqui no Chile eles tem literalmente um buraco na camada de ozônio, então o sol queima muito mais!
O guia - Fabián, um chileno muito fofo e simpático - explica um pouco como vai funcionar o tour, pra onde vamos, algumas regrinhas sobre andar de bicicleta em Santiago e se tem alguém que tem problema de pedalar entre os carros e motos. Portanto, se você não está acostumado ou se apavora fácil, acho que esse tour não é pra você.

Juntamos o grupo, escolhemos as respectivas bicicletas e fomos. Esse tour da manhã envolve todo o bairro Bella Vista, uma parada no Mercado La Vega (lá mesmo onde eu faço feira todo fim-de-semana), mercado central e termina na Plaza de Armas.

Saímos do escritório da Bicicleta Verde e fomos passeando por Bella Vista, paramos na frente de uma das casas do Pablo Neruda, o La Chascona, onde o guia explica um pouco sobre quem foi Pablo, sua história e um pouco da casa.

Aliás, aproveito pra fazer um parênteses de quem vier pra cá, PRECISA conhecer as casas do Pablo Neruda. São 3 (uma em Santiago, outra em Valparaíso e a mais linda de todas, em Isla Negra).

VOLTANDO: saindo da casa do Pablo Neruda paramos na frente do Cerro San Cristobal e maaais história. O legal pra mim de fazer esses passeios é que são lugares que eu passo sempre, já fui várias vezes mas não sabia da história, do porque do nome, nada... é muito interessante e você começa a ver a cidade com outros olhos.







Saindo do Bella Vista, cruzamos por Patronato (um bairro tipo o Bom Retiro em São Paulo, com roupas baratas) até chegarmos ao La Vega. Lá o passeio fica um pouco complicado, porque em vários momentos precisamos passar com as bicicletas por dentro do mercado, então tem que ir empurrando. E como comentei antes, essa feira tá sempre cheia de gente... mas enfim, paciência e vamos lá.

Aqui veio uma surpresa pra mim: em algum momento estacionamos as bicicletas e nos sentamos numas mesas onde nos oferecem sopaipillas e suco natural! Tudo incluído no passeio, você não precisa pagar nada por isso! Achei a ideia genial, as sopaipillas estavam muito gostosas e o suco geladinho, uma delícia.

De lá, vamos até o mercado central (que fica DO LADO de onde estávamos antes), entramos, tiramos fotos e escutamos mais histórias.






Não me extendí muito sobre o La Vega e o Mercado Central porque já falei sobre eles aqui.
Saímos dos mercados e terminamos o tour ouvindo histórias sobre Santiago e sua fundação na Plaza de Armas, que nesse dia tinha bastante gente, afinal estava um dia lindo de sol e calor, e a galera saiu toda pra aproveitar






Amanhã tem a parte 2 do passeio mais as dicas e observações a respeito do tour em si e da agência, STAY TUNNED :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário